Associação de Apucarana repudia decreto do governo federal que cria escolas especiais - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Apucarana

Associação de Apucarana repudia decreto do governo federal que cria escolas especiais

Foto por Arquivo TN
Escrito por Fernanda Neme
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

“Governo, você está me vendo? Porque eu estou vendo o que vocês estão fazendo com a gente”. É assim que começa o vídeo protesto gravado pela estudante de Publicidade e Propaganda, Luiza Acosta, 18 anos, de Apucarana, que repudia o decreto do governo federal que cria escolas especiais. Ela faz parte da DownLoAd, associação de apoio à Síndrome de Down, de Apucarana. 

O presidente Jair Bolsonaro assinou no dia 30 de setembro um decreto recriando escolas especiais para pessoas com Síndrome de Down. Luiza, assim como outros integrantes do grupo, repudiam a nova Política Nacional de Educação Especial (PNEE), que tem sido criticada pelo próprio público-alvo da proposta: as pessoas com deficiência. 

Deputados, senadores, lideranças de organizações sociais e voltadas à educação estão se manifestando contra a mudança, que abre espaço para a volta das chamadas “escolas especiais” e é qualificada como segregacionista.

Luiza ainda pede em vídeo protesto que o governo se sensibilize com essa situação. “Precisamos de mais e não de menos inclusão. Acorda, se sensibilizem, estamos em 2020, vocês não estão em sintonia com a evolução que estamos vivendo. O Brasil inteiro conta com vocês para melhorar e não para que haja um retrocesso”, acrescenta no vídeo. 

A dentista Fabíola Acosta, mãe de Luiza, acrescenta dizendo sobre a importância de escolas especiais, como a Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae). "A escola especial é muito importante porque tem crianças que tem a necessidade desta instituição. Porém, a oportunidade de outras crianças, que tem condições, serem inclusas nas escolas, é que o governo quer tirar", acrescenta. 

Assista ao vídeo: 

Luiza Acosta
 

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Associação de Apucarana repudia decreto do governo federal que cria escolas especiais"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.