MAIS LIDAS
VER TODOS

'MADRINHA'

Apucaranense que realizou cerca de 200 partos completa 100 anos neste domingo

A parteira apucaranense conhecida como 'madrinha', Percilia Maria da Silva, completa 100 anos de idade neste domingo (27). Uma missa em ação de graças em homenagem a ela foi celebrada nesta manhã, na Paróquia São Francisco Xavier, onde a idosa foi ministr

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.12.2020, 09:55:29 Editado em 27.12.2020, 12:23:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A parteira apucaranense conhecida como 'madrinha', Percilia Maria da Silva, completa 100 anos de idade neste domingo (27). Uma missa em ação de graças em homenagem a ela foi celebrada nesta manhã, na Paróquia São Francisco Xavier, onde a idosa foi ministra da Eucaristia por muitos anos.

continua após publicidade

Percilia mora em Apucarana no Paraná há 69 anos, no mesmo bairro, Parque Bela Vista, ela nasceu em Jacaraci município da Bahia, casou aos 17 anos com Joaquim Ferreira da Silva, já falecido. Eles tiveram nove filhos e juntos construíram família na cidade alta, trabalharam no campo, em sítios, fazendas e a idosa ficou muito conhecida.

Aos 25 anos ela começou a trabalhar como parteira, por 10 anos exerceu a profissão e foi daí que surgiu o apelido 'madrinha'. Muito lúcida Percilia lembra que ajudou muitas mulheres e crianças, que realizou cerca de 200 partos. "Trabalhei muito, muito na roça e muito como parteira, cuidei de muitas mulheres e muitas crianças nasceram em minha mão, Graças a Deus. Foram mais ou menos 200 partos", disse a idosa.

continua após publicidade

Percelia é muito ativa e fez questão de deixar uma mensagem. "Quero falar para o mundo inteiro. Tenha fé em Deus e Nossa Senhora e não seguir o caminho errado. Deus nos deixou dois caminhos, um certo e um errado, eu estou aqui nesse mundo ainda por que segui o caminho certo. Graças a Deus tenho muita fé e coragem, quando eu falo, hoje eu vou na missa, Deus me dá essa coragem e eu vou", comenta.

A idosa além dos nove filhos, tem 49 netos, 94 bisnetos e 34 tataranetos. Neste domingo era para acontecer uma grande festa, com toda a família e amigos, porém, a pandemia do coronavírus mudou os planos. "Era para ser uma festa grandiosa, mas realizamos somente a missa, eu e minha prima Marta organizamos tudo com toda a família. Minha avó é muito conhecida, já ajudou muita gente, fez muitos partos, fez os partos das filhas, noras e de quase todos os netos. Ela é muito religiosa, e sempre pensamos em fazer uma missa para ela, além da missa também pensamos na festa, mas não será possível. Então realizamos a missa, seguindo todos os cuidados claro e ela ficou muito feliz" conta Adriana Ferreira, uma das netas.

Adriana ainda disse que a avó sempre teve uma vida saudável, além de ser muito calma. "Muito paciente, calma, muito religiosa, de muita fé em Deus, não teve nenhum tipo de vício, acredita que a saúde vem por isso, de ser calma, paciente, por não ter vícios. Até hoje ela toma um golinho de vinho antes das refeições, sempre um golinho só, não tem problemas de saúde, uma vez só precisou ser internada após uma queda e quebrou o fêmur, a recuperação dela foi tão rápida que até surpreendeu os médicos. Ela teve irmãos que ela não sabe deles, não sabe onde estão, se estão vivos, mas formamos uma grande família e ela é um grande exemplo para nós", finaliza.

continua após publicidade
Apucaranense que realizou cerca de 200 partos completa 100 anos neste domingo
Foto por Reprodução
Apucaranense que realizou cerca de 200 partos completa 100 anos neste domingo
Foto por Reprodução
Apucaranense que realizou cerca de 200 partos completa 100 anos neste domingo
Foto por Reprodução
continua após publicidade


GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucaranense que realizou cerca de 200 partos completa 100 anos neste domingo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!