MAIS LIDAS
VER TODOS

estelionato

Apucaranense cai em golpe do boleto falso em site clonado da Sanepar

Ele perdeu mais de R$ 300 e só percebeu que havia sido enganado ao conferir o comprovante do pagamento

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.12.2023, 16:06:32 Editado em 04.12.2023, 16:14:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um morador de Apucarana, no norte do Paraná, perdeu mais de R$ 300 após pagar um boleto falso em um site clonado da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A vítima registrou um boletim de ocorrências e relatou que sempre paga as contas de água pela internet.

continua após publicidade

"Quando fui pagar a fatura de dezembro, entrei no Google e digitei Sanepar e cliquei no primeiro link que apareceu. Isso me levou para um site idêntico ao da Sanepar. Digitei minha matrícula e retornou com o valor da fatura para pagamento via PIX", relatou o apucaranense no boletim de ocorrência.

- LEIA MAIS: Prefeitura de Apucarana cobra Copel sobre quedas de energia

continua após publicidade

Ele só percebeu que havia caído em um golpe após conferir o comprovante de pagamento. No documento constava o nome de uma emprensa DK Investimentos e Consultoria LTDA e não a Sanepar. "Fui até a Sanepar e a atendente disse que são várias reclamações sobre isso", diz o homem no boletim.

O apucaranense também foi até sua agência bancária para tentar estornar o valor.

 Site falso aparece como primeiro na lista de pesquisa do Google
Icone Camera Foto por REPRODUÇÃO
Site falso aparece como primeiro na lista de pesquisa do Google
continua após publicidade

ALERTA

A Sanepar alerta a população para que redobre os cuidados e a atenção ao buscar na internet os canais da Companhia de Saneamento do Paraná. O site oficial é www.sanepar.com.br. Qualquer variação que use o nome da empresa, não deve ser acessado. O mesmo ocorre com o WhatsApp - o número da Sanepar é (41) 99544-0115.

Nas últimas semanas, criminosos estão criando sites em que usam o nome da Sanepar, com variações, com o objetivo de enganar os clientes e obter o pagamento de contas, com falsos boletos ou com o uso de contas bancárias pessoais.

A Sanepar já registrou o caso na Polícia Civil para que seja feita a devida investigação. Os episódios de fraude não se referem à invasão nos canais da Sanepar, que são seguros e confiáveis. São sites falsos que simulam os da Companhia.

continua após publicidade

Confira as orientações:

A Sanepar não envia QR Code ou chave PIX para pagamentos via PIX pelo WhatsApp ou SMS. O QR Code fica disponível somente em faturas, inclusive na segunda via.

Ao fazer pagamento via PIX o cliente deve sempre conferir se o destinatário é a Cia de Saneamento do Paraná – Sanepar, CNPJ 76.484.013/0001-45. O pagamento nunca é direcionado para pessoas físicas ou outros beneficiários.

continua após publicidade

Evite clicar em links patrocinados que podem levam a sites falsos e induzir os clientes a ficarem suscetível a fraudes.

Desconfie de mensagens dando desconto por pagamento via PIX. Na dúvida, entre em contato com a Sanepar pelos canais oficiais.

Caso tenha sido vítima de um golpe em que criminosos se passam por uma empresa, é possível entrar em contato com a instituição financeira de destino. O Banco Central criou um mecanismo conhecido como bloqueio cautelar. Com essa medida, a instituição pode fazer um bloqueio preventivo da conta da vítima por 72 horas.

continua após publicidade

Outra medida é registrar boletim de ocorrência na delegacia de polícia, munido de todos os documentos que comprovem o golpe do PIX. Em seguida, envie o B.O. à instituição financeira a fim de abrir uma contestação administrativa visando ressarcimento pelo banco.

Canais oficiais da Sanepar:

Site Sanepar: https://site.sanepar.com.br/

Teleatendimento: 0800 200 0115

WhatsApp Sanepar: 41 99544 0115 - https://site.sanepar.com.br/clientes/whatsapp

Aplicativo Sanepar Mobile - https://site.sanepar.com.br/informacoes/sanepar-mobile

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucaranense cai em golpe do boleto falso em site clonado da Sanepar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!