MAIS LIDAS
VER TODOS

estelionato

Apucaranense cai em golpe do boleto falso em site clonado da Sanepar

Ele perdeu mais de R$ 300 e só percebeu que havia sido enganado ao conferir o comprovante do pagamento

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.12.2023, 16:06:32 Editado em 04.12.2023, 16:14:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um morador de Apucarana, no norte do Paraná, perdeu mais de R$ 300 após pagar um boleto falso em um site clonado da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A vítima registrou um boletim de ocorrências e relatou que sempre paga as contas de água pela internet.

continua após publicidade

"Quando fui pagar a fatura de dezembro, entrei no Google e digitei Sanepar e cliquei no primeiro link que apareceu. Isso me levou para um site idêntico ao da Sanepar. Digitei minha matrícula e retornou com o valor da fatura para pagamento via PIX", relatou o apucaranense no boletim de ocorrência.

- LEIA MAIS: Prefeitura de Apucarana cobra Copel sobre quedas de energia

continua após publicidade

Ele só percebeu que havia caído em um golpe após conferir o comprovante de pagamento. No documento constava o nome de uma emprensa DK Investimentos e Consultoria LTDA e não a Sanepar. "Fui até a Sanepar e a atendente disse que são várias reclamações sobre isso", diz o homem no boletim.

O apucaranense também foi até sua agência bancária para tentar estornar o valor.

 Site falso aparece como primeiro na lista de pesquisa do Google
Foto por REPRODUÇÃO
Site falso aparece como primeiro na lista de pesquisa do Google
continua após publicidade

ALERTA

A Sanepar alerta a população para que redobre os cuidados e a atenção ao buscar na internet os canais da Companhia de Saneamento do Paraná. O site oficial é www.sanepar.com.br. Qualquer variação que use o nome da empresa, não deve ser acessado. O mesmo ocorre com o WhatsApp - o número da Sanepar é (41) 99544-0115.

Nas últimas semanas, criminosos estão criando sites em que usam o nome da Sanepar, com variações, com o objetivo de enganar os clientes e obter o pagamento de contas, com falsos boletos ou com o uso de contas bancárias pessoais.

A Sanepar já registrou o caso na Polícia Civil para que seja feita a devida investigação. Os episódios de fraude não se referem à invasão nos canais da Sanepar, que são seguros e confiáveis. São sites falsos que simulam os da Companhia.

continua após publicidade

Confira as orientações:

A Sanepar não envia QR Code ou chave PIX para pagamentos via PIX pelo WhatsApp ou SMS. O QR Code fica disponível somente em faturas, inclusive na segunda via.

Ao fazer pagamento via PIX o cliente deve sempre conferir se o destinatário é a Cia de Saneamento do Paraná – Sanepar, CNPJ 76.484.013/0001-45. O pagamento nunca é direcionado para pessoas físicas ou outros beneficiários.

continua após publicidade

Evite clicar em links patrocinados que podem levam a sites falsos e induzir os clientes a ficarem suscetível a fraudes.

Desconfie de mensagens dando desconto por pagamento via PIX. Na dúvida, entre em contato com a Sanepar pelos canais oficiais.

Caso tenha sido vítima de um golpe em que criminosos se passam por uma empresa, é possível entrar em contato com a instituição financeira de destino. O Banco Central criou um mecanismo conhecido como bloqueio cautelar. Com essa medida, a instituição pode fazer um bloqueio preventivo da conta da vítima por 72 horas.

continua após publicidade

Outra medida é registrar boletim de ocorrência na delegacia de polícia, munido de todos os documentos que comprovem o golpe do PIX. Em seguida, envie o B.O. à instituição financeira a fim de abrir uma contestação administrativa visando ressarcimento pelo banco.

Canais oficiais da Sanepar:

Site Sanepar: https://site.sanepar.com.br/

Teleatendimento: 0800 200 0115

WhatsApp Sanepar: 41 99544 0115 - https://site.sanepar.com.br/clientes/whatsapp

Aplicativo Sanepar Mobile - https://site.sanepar.com.br/informacoes/sanepar-mobile

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucaranense cai em golpe do boleto falso em site clonado da Sanepar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!