MAIS LIDAS
VER TODOS

INUSITADO

Apucaranense aproveita o isolamento social e inicia criação de tilápias em casa; assista

Sabe aquele ditado que diz 'está nervoso, vai pescar'? O mecânico apucaranense Rivaldo de Souza, 49 anos, fez quase isso. Em vez de pescar, ele resolver criar seus próprios peixes no quintal de casa. Com a pandemia do novo coronavírus, ele viu a possibili

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.06.2020, 17:48:10 Editado em 09.06.2020, 17:48:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Sabe aquele ditado que diz 'está nervoso, vai pescar'? O mecânico apucaranense Rivaldo de Souza, 49 anos, fez quase isso. Em vez de pescar, ele resolver criar seus próprios peixes no quintal de casa. Com a pandemia do novo coronavírus, ele viu a possibilidade de tornar realidade um desejo antigo e aproveitou o isolamento social e o maior tempo disponível em casa para iniciar uma criação de tilápias. Os peixes estão sendo criados em uma caixa d'água tipo container de 1000 litros em uma engenhoca desenvolvida por ele mesmo.

continua após publicidade

No criadouro já existem aproximadamente 150 pequenas tilápias. Para dar início a sua criação, Rivaldo criou um sistema para reutilizar água da chuva, além de instalar um sistema solar e criou um mecanismo para filtrar a água. Ele foi pesquisando como montar tudo na internet e adaptando os projetos que encontrou para as suas necessidades. “Faz uns 45 dias que comecei. Eu sempre quis criar em casa, mas me faltava tempo. Por causa da Covid-19, fiquei mais tempo em casa e comecei a caçar algo para fazer, passar o tempo. Um dia passei em frente de um local que vende sucatas, vi os containers e me veio a ideia. Comprei. Fui pesquisando e montei meu sistema que vai de painel solar a filtragem da água,” conta.

Rivaldo ficou tão animado com a criação que até fundou um canal no YouTube com a intenção de incentivar outras pessoas. “Estou muito animado. Já estou preparando outro container para colocar as tilápias que vão crescer, pois sei que somente em mil litros não vai suportar. Fiquei tão feliz que, para incentivar outras pessoas, criei um canal. A cada coisa nova, posto um vídeo para compartilhar,” detalha.

continua após publicidade

A vida do mecânico mudou bastante, não apenas pelo cuidado diário, mas porque a criação de tilápias o transformou em um novo homem. “Eu me considero uma outra pessoa, mudei muito. Ultimamente andava nervoso, depois que comecei a criação fiquei mais calmo, ficou uma maravilha. É algo que ocupa a minha mente, me deixa relaxado, esqueço os problemas. É uma terapia maravilhosa,” ressalta Rivaldo.

A esposa dele, Josicléia de Souza, contou que quando o marido disse que iria começar a criação de tilápias na casa deles, achou que ele estava brincando. “Eu falei, ele está louco, criar peixe se não tem quintal, mas ele me disse, espera que você vai ver. E deu tudo certo. É algo que está fazendo bem, então temos que apoiar”, comenta.

Rivaldo garante que, apesar de todo carinho e cuidado com os peixes, vai ter coragem de comer as tilápias. “Minha família já me perguntou isso, por que eu realmente estou muito apegado com a criação. Esses dias estava até pensando se eu ia ter coragem ou não. Mas vou ter sim, vou consumir meus peixes”, rindo disse Rivaldo.

continua após publicidade

Assista.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucaranense aproveita o isolamento social e inicia criação de tilápias em casa; assista"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!