Apucarana

Apucaranense aproveita o isolamento social e inicia criação de tilápias em casa; assista

Da Redação ·

Sabe aquele ditado que diz 'está nervoso, vai pescar'? O mecânico apucaranense Rivaldo de Souza, 49 anos, fez quase isso. Em vez de pescar, ele resolver criar seus próprios peixes no quintal de casa. Com a pandemia do novo coronavírus, ele viu a possibilidade de tornar realidade um desejo antigo e aproveitou o isolamento social e o maior tempo disponível em casa para iniciar uma criação de tilápias. Os peixes estão sendo criados em uma caixa d'água tipo container de 1000 litros em uma engenhoca desenvolvida por ele mesmo.

continua após publicidade

No criadouro já existem aproximadamente 150 pequenas tilápias. Para dar início a sua criação, Rivaldo criou um sistema para reutilizar água da chuva, além de instalar um sistema solar e criou um mecanismo para filtrar a água. Ele foi pesquisando como montar tudo na internet e adaptando os projetos que encontrou para as suas necessidades. “Faz uns 45 dias que comecei. Eu sempre quis criar em casa, mas me faltava tempo. Por causa da Covid-19, fiquei mais tempo em casa e comecei a caçar algo para fazer, passar o tempo. Um dia passei em frente de um local que vende sucatas, vi os containers e me veio a ideia. Comprei. Fui pesquisando e montei meu sistema que vai de painel solar a filtragem da água,” conta.

Rivaldo ficou tão animado com a criação que até fundou um canal no YouTube com a intenção de incentivar outras pessoas. “Estou muito animado. Já estou preparando outro container para colocar as tilápias que vão crescer, pois sei que somente em mil litros não vai suportar. Fiquei tão feliz que, para incentivar outras pessoas, criei um canal. A cada coisa nova, posto um vídeo para compartilhar,” detalha.

continua após publicidade

A vida do mecânico mudou bastante, não apenas pelo cuidado diário, mas porque a criação de tilápias o transformou em um novo homem. “Eu me considero uma outra pessoa, mudei muito. Ultimamente andava nervoso, depois que comecei a criação fiquei mais calmo, ficou uma maravilha. É algo que ocupa a minha mente, me deixa relaxado, esqueço os problemas. É uma terapia maravilhosa,” ressalta Rivaldo.

A esposa dele, Josicléia de Souza, contou que quando o marido disse que iria começar a criação de tilápias na casa deles, achou que ele estava brincando. “Eu falei, ele está louco, criar peixe se não tem quintal, mas ele me disse, espera que você vai ver. E deu tudo certo. É algo que está fazendo bem, então temos que apoiar”, comenta.

Rivaldo garante que, apesar de todo carinho e cuidado com os peixes, vai ter coragem de comer as tilápias. “Minha família já me perguntou isso, por que eu realmente estou muito apegado com a criação. Esses dias estava até pensando se eu ia ter coragem ou não. Mas vou ter sim, vou consumir meus peixes”, rindo disse Rivaldo.

continua após publicidade

Assista. 

Apucaranense aproveita o isolamento social e inicia criação de tilápias em casa; assista - Vídeo por: Reprodução  

Tags relacionadas: #Apucarana #em casa