MAIS LIDAS
VER TODOS

ENTENDA

Apucarana vai realizar novo concurso público em 2022

Além da previsão de vagas para atender a demanda imediata, o certame também servirá para a formação do chamado cadastro de reserva

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.11.2021, 15:43:10 Editado em 09.11.2021, 15:42:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Além do já anunciado concurso para a Guarda Civil Municipal (GCM), o Município de Apucarana irá realizar um novo concurso público para diversas funções em 2022. O prefeito Junior da Femac já solicitou a elaboração do edital à Superintendência de Recursos Humanos, visando preparar o Município para o período pós-pandemia. Além da previsão de vagas para atender a demanda imediata, o certame também servirá para a formação do chamado cadastro de reserva.

continua após publicidade

O prefeito lembra que o setor de Recursos Humanos já iniciou um levantamento das necessidades. “A demanda por serviços vem aumentando e o concurso é necessário para repor o quadro funcional, especialmente devido a processos de aposentadoria. Levantamento preliminar já apontou a necessidade de concurso para vários cargos, o que é fundamental para manter ou aprimorar os serviços prestados atualmente”, frisa Junior da Femac.

Entre as vagas que serão abertas no novo concurso estão de assistente social, auxiliar de serviços gerais, motorista, operário, pedreiro, psicólogo, técnico de audiovisual e médico. “Além deste concurso para diversas funções, também realizaremos um concurso específico para o preenchimento de vagas na Guarda Civil Municipal, que foi criada em 2008 e que no seu certame de formação empossou 36 guardas municipais e atualmente conta com 29 agentes”, reitera Junior da Femac.

continua após publicidade

Rosmeire Rivelini, superintendente municipal de Recursos Humanos, lembra que, desde a entrada em vigor da Lei Complementar 173/2020, o Município está impedido de fazer novos concursos e também de convocar aprovados de concursos anteriores. “A legislação, editada pelo Governo Federal e que rege diversas questões governamentais para o enfrentamento do coronavírus, entrou em vigor em 27 de maio de 2020. Desde então, a única exceção para convocação de aprovados em concurso público é por motivo de vacância, como em casos de morte de servidor, aposentadoria ou pedido de demissão”, observa.

A mesma Lei Complementar – continua Rosmeire – também estabeleceu a suspensão dos prazos de concursos públicos já homologados. “Realizamos o último grande concurso público em 2017. Como houve o período da pandemia, em que o prazo de validade ficou suspenso, esse prazo será retomado a partir de 31 de dezembro deste ano. Estamos fazendo uma análise do concurso de 2017, verificando em quais cargos ainda há aprovados aptos para convocação e para quais vagas esse número está zerado”, explica Rosmeire, acrescentando que essa avaliação determinará, juntamente com a demanda crescente de serviços, as necessidades para o novo concurso.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana vai realizar novo concurso público em 2022"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!