MAIS LIDAS
VER TODOS

Cicloturismo

Apucarana terá rota do Programa Pedala Paraná

O objetivo é aliar a prática de esportes, o turismo e fortalecer a economia nas regiões contempladas pela iniciativa.

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.05.2021, 14:25:39 Editado em 05.05.2021, 14:38:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Apucarana foi inserida nas rotas de cicloturismo que estão sendo implantadas no Paraná pelo governo do Estado. O Município foi incluído no Programa Pedala Paraná, que já possui 20 rotas cadastradas. O objetivo é aliar a prática de esportes, o turismo e fortalecer a economia nas regiões contempladas pela iniciativa.

continua após publicidade

O anúncio foi feito pelo prefeito Junior da Femac, após reunião online que contou com a participação do superintendente da Paraná Esporte, Hélio Wirbiski, de Tiago Campos, diretor de inovação e desenvolvimento ao esporte, de Marcos Aurélio Schemberger, coordenador geral de inovação, e de Adir Romeo, coordenador das modalidades de ciclismo.

Além do prefeito, também participaram da reunião virtual o secretário municipal de Esportes, José Marcelino da Silva (Grillo) e o superintendente da pasta, Tom Barros, além da titular da Secretaria de Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), Maria Agar, que esteve acompanhada da superintendente de turismo, Andreia Patrícia Rinaldo.

continua após publicidade

De acordo com Junior da Femac, a equipe municipal irá agora definir o roteiro, que terá o trajeto entre 30 e 40 quilômetros. “Vamos definir uma rota que vai percorrer a zona rural, passando por pontos turísticos e colocando os ciclistas em contato com belas paisagens, aspectos culturais, históricos e a agricultura familiar de Apucarana”, frisa Junior da Femac.

Após realizar o mapeamento, o Município irá encaminhar um documento para a Paraná Esporte com a rota pré-estabelecida. “Então, Apucarana vai se juntar as outras 20 rotas que estão sendo implantadas no Paraná. Estamos estudando um percurso com uma altimetria leve, de modo que as famílias possam participar, realizar a prática esportiva com tranquilidade e conhecer nossos atrativos”, pontua Junior da Femac.

O prefeito lembra que a implantação de rotas, congregando esporte e turismo, já vinha sendo trabalhada pela Prefeitura. “Esse é um projeto que já vinha sendo alinhavado pela ex-secretária municipal de Esportes e hoje vereadora, Jossuela Pinheiro. O programa do governo do Estado vem ao encontro destas ações e vai acelerar esse processo, que será conduzido agora pelo atual secretário”, ressalta Junior da Femac.

O “Pedala Paraná” é realizado pela Paraná Esporte, em parceria com a Paraná Turismo, Detran e prefeituras . “O programa foi lançado em janeiro deste ano com a implantação da Rota do Descoberto, em Guaratuba. Em cada rota são instaladas estações que contêm ferramentas para socorros de urgência, bomba para encher pneus, além de um mapa com as informações do trajeto. Esses totens são construídos a partir de madeira de reflorestamento e constituem o serviço de apoio ao cicloturista”, explica Hélio Wirbiski, superintendente da Paraná Esporte.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana terá rota do Programa Pedala Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!