Apucarana tem apenas um leito de UTI para Covid-19 disponível - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Pandemia

Apucarana tem apenas um leito de UTI para Covid-19 disponível

Foto por Divulgação
Escrito por Fernanda Neme
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O Hospital da Providência de Apucarana está com 90% de taxa de ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para Covid-19. De acordo com o boletim da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, de 10 vagas, 9 estão ocupadas.

Já nos leitos de enfermaria adulto, de 20 vagas, estão disponíveis 6. Dos 14 leitos de enfermaria infantil do Hospital Materno Infantil, 7 estão disponíveis. Já os 5 leitos de UTI infantil estão todos liberados. 

Ainda de acordo com o boletim da 16ª RS de Apucarana, no Hospital Norte Paranaense (Honpar), de Arapongas, de 20 leitos de UTI adulto, 2 estão disponíveis. Já a enfermaria adulto tem 40 leitos, mas apenas 15 estão disponíveis.

De acordo com o chefe da 16ª RS, o médico Altimar Carletto, a regional faz parte da macrorregião Norte, que conta com o apoio de hospitais das cidades de Londrina, Ivaiporã, Jacarezinho e Cornélio Procópio. "A 16ª Regional de Saúde não está sozinha. Fazemos parte desta rede e as 5 regionais que compõem a macrorregião estão unidas. Juntos, temos 55% de taxa de ocupação. Além disso recentemente Londrina teve o aumento de 20 leitos, o que deu mais uma ajuda", explica. 

O médico esclarece que a 16ª RS pode receber pacientes, como também pode enviar pacientes com Covid-19 para outras regionais. "Ivaiporã por exemplo, tem 20 leitos e apenas dois ou três deles estão ocupados. Além disso, caso tenhamos escassez das vagas, poderemos ver com Maringá ou outros hospitais do Paraná, mesmo de outras macrorregiões. O transporte desses pacientes pode ser feito também de aéreo ou ambulância", acrescenta. 

Altimar ainda citou a possibilidade de de aumentar 10 vagas de UTI para Covid-19, no Honpar. "Esse aumento será no máximo semana que vem", complementa. 

Deixe seu comentário sobre: "Apucarana tem apenas um leito de UTI para Covid-19 disponível"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.