MAIS LIDAS
VER TODOS

POLÍTICA

Apucarana soma mais de 8 mil filiados em 30 partidos

Arapongas tem 27 partidos, com 9,9 mil eleitores filiados

Da Redação

·
Apucarana soma mais de 8 mil filiados em 30 partidos
Icone Camera Foto por Agência Brasil
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.05.2022, 12:12:40 Editado em 23.05.2022, 12:12:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou a lista de filiados aos 32 partidos políticos devidamente registrados na Justiça Eleitoral para a disputa das eleições gerais de 2 de outubro deste ano. A lista está atualizada até 2 de abril, prazo final estabelecido para que os cidadãos brasileiros pudessem se filiar a alguma legenda. Já deputados estaduais, federais e senadores puderam trocar de sigla até dia 1º de abril sem prejuízo ao seu mandato.

continua após publicidade

De acordo com a atualização do TSE, Apucarana tem hoje 30 partidos devidamente registrados na Justiça Eleitoral e um total de 8.038 filiados a essas agremiações. Município tem hoje 93.665 eleitores, segundo última atualização do TSE.

Partido com maior número de filiados é o Progressistas (PP), que tem 979 pessoas com fichas cadastrais preenchidas, assinadas e registradas. Em seguida vem o Partido dos Trabalhadores (PT), com 861 filiados. Em terceiro lugar vem o MDB, com 811. Outras legendas com maior número de integrantes são o PSDB, com 640, e o União Brasil (fusão do PSL com o DEM), que soma 638 filiados.

continua após publicidade

Nos últimos anos, o PP tem sido o partido com maior número de filiados em Apucarana, embora tenha registrado uma redução de componentes a cada eleição.

O presidente do Diretório Municipal do PP em Apucarana, Laércio de Moraes, destaca que o partido vem com um grande número de filiados desde 1996, quando da eleição do prefeito Carlos Roberto Scarpelini (PP). Naquele ano, Moraes foi um dos responsáveis pela busca de novos filiados em todos os bairros da cidade, tendo chegado a cerca de 1,5 mil filiados.

Laércio de Moraes assinala que o PP integra em Apucarana o grupo do ex-prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), e do atual Junior da Femac (PSD), assim como apoia a reeleição do governador Ratinho Junior (PSD). Em Nível nacional o partido vai apoiar a reeleição do presidente Jair Bolsonaro, que tem como líder na Câmara federal o deputado Ricardo Barros (PP)

continua após publicidade

Já o PT, que terá na disputa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também tem mantido um grande número de filiados em Apucarana, hoje com 861, segundo consta do TSE.

Mas a secretária do PT em Apucarana, ex-vereadora Aurita Bertolli, garante que a legenda tenha mais filiados além deste número disponibilizado pelo TSE. “Seguramente temos hoje uns R$ 1.200 filiados”, diz Aurita, assinalando que os números da Justiça Eleitoral ainda não estão totalmente atualizados. Ela assinala que bem antes do prazo final para filiações, 2 de abril, o PT correu o trecho em todo o Brasil em busca de novas filiações, o mesmo acontecendo em Apucarana.

Arapongas tem 27 partidos, com 9,9 mil eleitores filiados

continua após publicidade

Em Arapongas são 27 partidos devidamente registrados no TSE, com um total de 9.976 filiados. Município tem 81.540 eleitores, segundo última atualização do TSE.

A sigla com maior número de filiados é o MDB, que sempre foi comandado pelo ex-vereador, ex-prefeito, ex-deputado estadual e ex-deputado federal constituinte Waldyr Pugliesi. O MDB conta com 2.036 eleitores filiados em seus quadros.

Em seguida vêm o PP, com 1.361, partido que sempre teve como principal liderança política o vice-prefeito Jair Milani. Ele foi o fundador do PP em Arapongas e comandou o partido por mais de 30 anos, desde a época do PDS. Neste mandato ele foi eleito vice-prefeito pelo DEM (hoje União Brasil), mas não deverá permanecer nesta nova sigla.

Por, Edison Costa

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana soma mais de 8 mil filiados em 30 partidos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!