MAIS LIDAS
VER TODOS

economia

Apucarana se consolida como polo produtor de ração animal

Município concentra maior número de empresas do segmento em todo o estado; são 14 fábricas que empregam mais de 600 trabalhadores

Da Redação

·
Danês Alimentos está há oito ano em Apucarana
Icone Camera Foto por reprodução
Danês Alimentos está há oito ano em Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.09.2024, 15:25:50 Editado em 23.09.2024, 17:33:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Apucarana se tornou polo produtor de ração animal do Paraná. Dados da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) apontam que o município concentra o maior número de empresas do segmento em todo o estado. São 14 fábricas que empregam mais de 600 trabalhadores com carteira assinada, conforme dados do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged).

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Paraná atinge maior número de trabalhadores na indústria da história

O município está na frente de grandes centros com Maringá, que tem 12 estabelecimentos instalados, Cascavel e Curitiba que têm 11 indústrias cada. Entre as empresas atuantes no mercado “petfood” apucaranense está a Danês Alimentos. Fundada por apucaranenses há oito anos, a empresa emprega atualmente 67 funcionários e produz 2,5 mil toneladas de ração animal por mês, com capacidade produzir até 3,5 mil toneladas com atual maquinário instalado. São 17 produtos alimentícios para cães e gatos no portfólio da empresa comercializados para 17 estados do Brasil.

continua após publicidade

Conforme o diretor administrativo Rodrigo Begalli, empresa prepara a certificação e documentação para dar um passo adiante e iniciar a exportação dos seus produtos. A empresa já está em tratativas com o Paraguai e Uruguai que devem comprar ração apucaranense em breve. Em dezembro, a Danês também vai expor produtos em uma feira no Egito em busca de novos negócios.

Begalli acredita que Apucarana tornou-se polo de produção de ração animal pela logística privilegiada e também pelos investimentos em mão de obra capacitada. “O fato de Apucarana estar situada numa região agrícola e de fácil acesso a estradas facilitou muito a questão de se tornar polo também no setor de ‘petfood’. Devemos mencionar o fato da antiga Kowalski ter começado neste ramo há mais de 20 anos em nossa cidade e isso contribuiu e muito com mão de obra capacitada e área tecnológica para o desenvolvimento do setor produtivo de alimentos para cães e gatos”, cita.


continua após publicidade



						
							Apucarana se consolida como polo produtor de ração animal
Foto por reprodução
Danês Alimentos está há oito ano em Apucarana

O prefeito, Junior da Femac, salienta o trabalho da prefeitura, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, para atrair investimentos ao município, além do trabalho de atendimento, cursos profissionalizantes, entre outros incentivos. “Existe um acompanhamento permanente da secretaria e nesse sentido, Apucarana vai se destacando não somente como maior produtor de vestuário, mas também maior produtora de ração animal do Paraná”, destaca. Segundo o prefeito, o conjunto das empresas projetam investimentos da ordem de R$ 150 milhões entre o fim deste ano e 2025.

continua após publicidade

O secretário municipal de indústria e comércio, Edson Estrope, destaca que a atual gestão está atraindo empresas de outros segmentos, consolidando e diversificando a economia local.

“Temos também o maior aviário do Brasil, da Borges & Rossa que é fornecedora da JBS com 24 aviários e em torno de 1 milhão de abates a cada 45 dias. Também estamos no segmento agrícola, indústria de peças para tratores em franco crescimento tanto no mercado interno e externo”, salienta.

PARANÁ

Em todo o estado são 267 indústrias de ração, que empregam 11,1 mil trabalhadores. O estado é o terceiro maior fabricante de ração do País, atrás apenas de Minas Gerais (401) e São Paulo (399). De 2019 para cá, houve um aumento de 22% no número de novas empresas no estado, que passaram de 218 para 267.

Por Cindy Santos.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana se consolida como polo produtor de ração animal"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!