Os casos de maus-tratos contra animais domésticos aumentaram 44%, no primeiro semestre deste ano, de acordo com o levantamento do Centro Municipal de Saúde Animal de Apucarana.
Neste ano foram registradas 323 denúncias, entre janeiro a junho, contra 224 no mesmo período do ano passado. No acumulado, foram 466 denúncias em 2020, uma média de 38 por mês. Em todo o Paraná, os casos dispararam 111,6%.
A maioria das denúncias envolvem situações de animais sem água, comida e sem abrigo. De acordo com o diretor do centro, Luan Guapuruvu, a situação se agravou durante a pandemia do novo coronavírus que comprometeu a renda de diversas famílias. Como reflexo, os animais também foram afetados pela crise financeira dos seus tutores.
“Há a questão das pessoas que maltratam e a questão das pessoas que perderam um pouco do poder aquisitivo e deixaram de oferecer condições melhores para seus animais. Pois, além da comida, o animal precisa de abrigo e assistência veterinária. Os animais foram os primeiros a sofrer com o desgaste financeiro da família na pandemia do coronavírus”, analisa.
CANAL DE DENÚNCIAS
A farmacêutica Isamélia Balan (FOTO), ex-presidente e membro da diretoria da Sociedade Protetora dos Animais (Soprap) de Apucarana, explica como proceder para denunciar. De acordo com ela, a denúncia pode ser realizada diretamente na Polícia Civil ou pelo Whats Denúncia 99626-3680 da Prefeitura Municipal. O canal é para recebimento de mensagens de texto, fotos ou vídeos e não aceita ligação.
“A Soprap não tem autoridade para chegar em uma casa e notificar a autoria. Não temos poder de polícia, mas o município tem. Por isso quem testemunhar um caso de maus-tratos deve entrar em contato pelo whatsapp que os fiscais vão até o local e se necessário acionam a polícia. A função da Soprap é acolher e dar respaldo ao animal”, explica.
Atualmente a ONG cuida de 70 animais, resgatados de situações de maus-tratos ou abandono, que estão em lares temporários nas casas de voluntários.
Por, Cindy Santos - Jornalista do Grupo Tribuna do Norte.
Deixe seu comentário sobre: "Apucarana registra aumento de maus-tratos contra animais"