MAIS LIDAS
VER TODOS

SAÚDE

Apucarana recebe vacina pentavalente na próxima semana

As Unidades Básicas de Saúde de Apucarana serão abastecidas com a vacina pentavalente na semana que vem. De acordo com o chefe da 16ª Regional de Saúde, Altimar Carleto, a Secretaria de Estado da Saúde vai enviar na próxima segunda-feira um lote de 2,6 mi

Da Redação

·
Apucarana recebe vacina pentavalente na próxima semana
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.07.2020, 11:23:32 Editado em 10.07.2020, 11:22:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As Unidades Básicas de Saúde de Apucarana serão abastecidas com a vacina pentavalente na semana que vem. De acordo com o chefe da 16ª Regional de Saúde, Altimar Carleto, a Secretaria de Estado da Saúde vai enviar na próxima segunda-feira um lote de 2,6 mil doses para distribuição nos municípios da região.

continua após publicidade

“Cerca de 35% da doses que recebermos serão destinadas a Apucarana. Tivemos um atraso na abastecimento desta vacina devido a questões de logística na distribuição, mas estamos trabalhando para normalizar a oferta da polivalente à população”, afirma Altimar Carleto.

O diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) Roberto Kaneta, explica que a vacina polivalente é fornecida pelo Ministério da Saúde ao Governo do Estado que, por sua vez, repassa para as regionais de saúde e estas distribuem para as secretarias e autarquias de saúde dos municípios.

continua após publicidade

“Somente nos últimos 60 dias formalizamos 10 pedidos da vacina polivalente junto à 16ª RS e felizmente na próxima semana as doses já podem ser encontradas nas nossas UBSs. Assim que recebermos, provavelmente na terça-feira, já no dia seguinte a vacinação começa a ser feita”, afirma o prefeito Junior da Femac.

A oferta da vacina polivalente vem passando por períodos de inconstância desde que o abastecimento nacional foi suspenso em julho de 2019, quando as vacinas tiveram os lotes recolhidos por reprovação no teste de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade de Saúde (INCQS) e na análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Paraná precisa, em média, de 60 mil doses por mês para abastecer as 22 Regionais de Saúde que fazem a distribuição aos municípios de sua abrangência.

continua após publicidade

PENTAVALENTE – A vacina pentavalente protege contra múltiplas doenças ao mesmo tempo (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta).

Desde 2012, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, oferta a vacina pentavalente na rotina do Calendário Nacional de Vacinação. As crianças devem tomar três doses da vacina: aos dois, aos quatro e aos seis meses de vida.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana recebe vacina pentavalente na próxima semana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!