Apucarana

Apucarana recebe prêmio de melhor saúde e educação do PR

Junior da Femac e Paulo Vital participaram do evento em Curitiba

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Apucarana recebe prêmio de melhor saúde e educação do PR
fonte: Reprodução Facebook
Apucarana recebe prêmio de melhor saúde e educação do PR

O Município de Apucarana se destacou na solenidade de entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes no Paraná, promovido Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Áquila, realizada na noite desta quinta–feira (21), em Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer. No estudo realizado em âmbito estadual, Apucarana aparece em primeiro lugar nas áreas da educação e da saúde, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, recebendo certificados de “primeiro lugar no Paraná”. Apucarana também integra o “top 3” da classificação geral no Estado no Prêmio Band Cidades Excelentes, junto com Cascavel e Toledo.

continua após publicidade

O estudo realizado pela Band e o Instituto Áquila, tem foco no acompanhamento sistemático das gestões municipais em todo o país. Os dados mostram a qualidade dos serviços e programas desenvolvidos pelos municípios. São avaliados os índices da eficiência fiscal, saúde, educação, desenvolvimento sócio-econômico e infraestrutura dos municípios.

O prefeito Junior da Femac, acompanhado do seu vice, Paulo Vital, recebeu a premiação no evento que contou com a participação de prefeitos, vices e secretários de dezenas de municípios, além de membros do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e do Governo do Estado.

continua após publicidade

“Prêmio nos dá orgulho e também mais responsabilidade”, diz Junior da Femac

Ao receber os certificados do prêmio, o prefeito Junior da Femac enalteceu a avaliação criteriosa dos índices aferidos pelo Instituto Áquila. “Mais uma vez a nossa educação é reconhecida como uma das melhores do país. E também somos a melhor cidade na saúde, em meio ao enfrentamento da pandemia da Covid-19”, assinalou o prefeito.

Junior da Femac prestou agradecimentos a todos servidores públicos que atuam no dia a dia da gestão pública. “Também agradeço ao meu vice-prefeito Paulo Vital, que é um grande companheiro que sempre está ao seu lado. Aos secretários municipais e, em especial, a Marli Fernandes da educação e ao Emídio Bachiega da saúde; e aos vereadores que apóiam nossa gestão, além do Governador Ratinho Junior e o secretário de saúde Beto Preto”, comentou o prefeito. Ele acrescentou que “os resultados obtidos nos dá muito orgulho, mas aumenta a nossa responsabilidade na gestão de Apucarana”.

continua após publicidade

Rodrigo Neves, diretor do Instituto Áquila, diz que a criação do Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA) é fruto de vinte anos de trabalho em centenas de municípios brasileiros. “Uma cidade excelente tem mais qualidade de vida e atrai novos empreendimentos com a melhora gradual do seu Índice de Desenvolvimento Humano, o IDH”, avalia Neves, destacando o desempenho de Apucarana. Ele revela que os cinco eixos principais aferidos na gestão são a eficiência fiscal e transparência, educação, saúde, infraestrutura e o desenvolvimento sócio-econômico.

João Azevedo, gerente de jornalismo da Band Paraná, assinala que o objetivo do Prêmio Band Cidades Excelentes é mostrar as boas gestões que têm programas e ações administrativas que servem de parâmetro para todos os gestores públicos. “Tem muita coisa boa acontecendo no Brasil e também no Paraná e que precisa ser mostrado como exemplo para todos”, destaca Azevedo.