MAIS LIDAS
VER TODOS

Meio Ambiente

Apucarana rearboriza entorno de nascente no “Dom Romeu”

A atividade ambiental complementou um trabalho de recuperação do olho d’água executado no início do mês

Da Redação

·
O plantio de árvores ocorreu no sábado
Icone Camera Foto por Divulgação/Prefeitura de Apucarana
O plantio de árvores ocorreu no sábado
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.09.2023, 17:40:41 Editado em 25.09.2023, 17:40:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com mudas cedidas pela Faculdade Uningá e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), moradores, horticultores solidários, acadêmicos e docentes do curso de Engenharia Civil do campus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) promoveram, ao longo do sábado (23/09), plantio de árvores nativas no entorno de uma das nascentes do Córrego Tarumã, no Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti.

continua após publicidade

A atividade ambiental complementou um trabalho de recuperação do olho d’água executado no início do mês em uma iniciativa do Programa de Hortas Solidárias da Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas. O prefeito Júnior da Femac, que também participou do plantio de mudas, destacou a importância da preservação.

- LEIA MAIS: Apucaranenses conseguem bons resultados no Estadual de Atletismo

continua após publicidade

“Há poucos dias estive neste mesmo local acompanhando a recuperação da nascente, que contribui para a formação da Lagoa Tarumã/Ouro Fino. O local, antes assoreado por entulho e lixo, agora serve de fonte de água para irrigação da horta solidária do bairro. É gratificante e inspirador ver a comunidade, estudantes, técnicos e servidores envolvidos em uma ação ambiental como esta, de resultados práticos e importantes para o meio ambiente”, pontuou o prefeito, destacando que a prefeitura, enquanto poder público, desenvolve políticas públicas ambientais através do Programa Apucarana Mais Verde.

A iniciativa de recuperação da nascente partiu da moradora da comunidade e Coordenadora do Programa Municipal de Hortas Solidárias, Maura Aparecida Fernandes de Oliveira. “Após o plantio das mudas foi colhida amostra da água para realização de teste bacteriológico, medida da vazão e PH”, destaca Maura.

Hortas Solidárias – O Programa de Hortas Solidárias, desenvolvido pela Secretaria da Mulher e Assuntos da Família (Semaf) da Prefeitura de Apucarana funciona em 36 locais, somando cerca de 16 mil metros quadrados de plantio. “Mais de 2 mil pessoas são beneficiadas diretamente pelas atividades nas hortas, instaladas em locais como escolas, unidades de saúde, entidades de assistência social e até na unidade de Apucarana da Polícia Científica”, afirma Denise Canesin, secretária da Semaf.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana rearboriza entorno de nascente no “Dom Romeu”"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!