MAIS LIDAS
VER TODOS

saúde

Apucarana: programas de Residência em Saúde iniciam 8º ano

Nesta quarta-feira (1º) aconteceu uma aula inaugural no salão nobre da Prefeitura Municipal

Da Redação

·
As novas turmas reúnem 31 profissionais da saúde
Icone Camera Foto por Prefeitura Municipal de Apucarana
As novas turmas reúnem 31 profissionais da saúde
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.03.2023, 20:30:00 Editado em 01.03.2023, 16:03:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Entrando no 8º ano, os Programas de Residências em Saúde da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana iniciaram nesta quarta-feira (1º) novas turmas reunindo 31 profissionais. A aula inaugural, realizada no salão nobre da prefeitura, foi marcada por mensagens de boas vindas, com destaque à importância que o trabalho de cada residente vai representar na rede pública de saúde do município durante os dois anos de especialização que irão cursar.

continua após publicidade

As novas turmas são formadas por residentes de Apucarana, de outras cidades do estado como Londrina, Maringá, Cascavel, Paranavaí, Rolândia, Jesuítas, Marilândia do Sul, Arapuã. Araruna, Bom Sucesso, e ainda do estado de São Paulo.

LEIA MAIS: UPA de Apucarana registra sobrecarga de 44% nos atendimentos

continua após publicidade

“É uma alegria receber gente nova nos nossos programas de residência, que tem o diferencial de ser realizado dentro de uma Autarquia Municipal de Saúde com gestão plena. Vocês vão ter uma experiência de atuar na plenitude do Sistema Único de Saúde. O trabalho prático que irão realizar durante a especialização é de grande valia e sabemos valorizar isso. Peço que tratem as pessoas com sentimento de empatia e humanidade, isso também é fazer saúde”, afirma o prefeito Junior da Femac.

“Iniciamos a 8ª turma de um trabalho consolidado que já formou 128 especialistas. Sejam bem vindos e faço um importante pedido: prestem um atendimento humanizado aos nossos pacientes”, reforçou o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega.

A residência em saúde é uma especialização latu sensu que associa teoria e prática, portanto, estes profissionais se capacitam e prestam serviços em diversos pontos da rede pública de saúde da cidade (Unidades Básicas de Saúde, UPA, Hospital da Providência e Materno Infantil, em escolas, clínicas e em outros ambientes públicos).

continua após publicidade

O Programa de Atenção Básica/Saúde da Família reúne 18 residentes, sendo enfermeiros, profissionais de educação física, fisioterapeutas, nutricionistas, dentistas e psicólogos. No Programa de Saúde Mental são 6 residentes enfermeiros, psicólogos e assistentes Sociais. Já no Programa de Residência em Obstetrícia são 3 enfermeiros. Os Programas de Residência Médica contam com dois médicos de “Medicina de Família e Comunidade e dois de Dermatologia”.

Também participaram da solenidade da aula inaugural a coordenadora da Residência Médica em Dermatologia, Ligia Martin; coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional, Angélica Ferreira Domingues; e o coordenador da Comissão de Residência Médica, Odarlone Orente.


Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana: programas de Residência em Saúde iniciam 8º ano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!