MAIS LIDAS
VER TODOS

Educação

Apucarana prepara retorno das aulas presenciais

A partir da próxima quarta-feira (21), as escolas municipais retomam as aulas presenciais para as turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.07.2021, 16:30:23 Editado em 16.07.2021, 16:32:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A partir da próxima quarta-feira (21), as escolas municipais de Apucarana devem retomar as aulas presenciais para as turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. A decisão foi tomada em reunião realizada na manhã de hoje (16), entre o prefeito Junior da Femac; o vice-prefeito Paulo Vital; a secretária de educação Marli Fernandes; o vice-presidente da Autarquia de Saúde, Emídio Bachiega; os membros do Comitê Municipal de Avaliação do Retorno às Aulas e representantes dos Conselhos Escolares e das Associações de Pais, Mestres e Funcionários (APMFs) de todas as unidades de ensino da rede.

continua após publicidade

De acordo com o prefeito Junior da Femac, os pais poderão optar entre mandar seus filhos para a escola ou mantê-los assistindo as aulas online. “A Autarquia Municipal de Educação vai fazer um levantamento junto às famílias nos próximos dias, para verificar a quantidade de crianças que voltarão aos bancos escolares. Destacamos que as escolas municipais estão adotando protocolos rígidos de prevenção à Covid-19 e que a Autarquia de Saúde vai acompanhar de perto todo o processo de retomada das aulas presenciais,” disse.

A secretária de educação Marli Fernandes lembrou que, no primeiro semestre, as escolas já receberam pequenos grupos de estudantes para a aplicação de avaliações diagnósticas. “Nós não registramos nenhum problema durante esses dias de provas. A experiência nos mostrou que, tomando os devidos cuidados sanitários, é possível retomar as aulas presenciais com segurança,” afirmou.

continua após publicidade

Durante a reunião na manhã de hoje (16/7), o prefeito apresentou estatísticas da vacinação e do número de casos de Covid-19 no município. “Apucarana foi a primeira, entre as grandes cidades do estado, a vacinar todos os seus trabalhadores da educação. O último grupo de professores e servidores escolares, com idades de 18 a 29 anos, recebeu a vacina no dia 16 de junho. Demos prioridade para os imunizantes da Pfizer e da AstraZenica, que proporcionam proteção de até 80% já na primeira dose,” detalhou.

Em relação à saúde dos alunos, dados compilados pela Autarquia Municipal de Saúde apontam que 465 casos de Covid-19 foram registrados no município, na faixa etária de 0 a 9 anos, desde o início da pandemia. Porém, nenhum óbito ocorreu entre as crianças por causa da doença.

“O terceiro grupo que participa da comunidade escolar é composto pelos familiares dos alunos e dos profissionais da educação. Sobre isso, destaco que 65% da população apucaranense já recebeu a primeira dose ou a dose única da vacina contra a Covid-19. No próximo domingo, a imunização já deve alcançar as pessoas com 36 anos de idade. O número de casos e óbitos vem reduzindo significativamente entre os grupos vacinados,” acrescentou o gestor.

continua após publicidade

O vice-presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Emídio Bachiega, enfatizou a importância do cumprimento dos protocolos de prevenção à Covid-19. “Se os professores e alunos utilizarem a máscara o tempo todo dentro das salas de aula e respeitarem o distanciamento nos momentos de entrada, saída e recreio, o risco de contágio pelo coronavírus será muito baixo nas escolas. Pelo que temos visto nos últimos quinze meses de enfrentamento da doença, as contaminações ocorrem principalmente durante os almoços de família, quando as pessoas sentam-se próximas e ficam sem a proteção facial. Então, pedimos que os pais conversem bastante com seus filhos e os orientem em relação às medidas preventivas,” falou.

Apesar do receio inicial, a maior parte dos pais de alunos que participaram da reunião de hoje (16) aprovou a proposta de retomada das aulas presenciais da Autarquia Municipal de Educação. “As escolas particulares já voltaram a atender os alunos presencialmente há algum tempo, seguindo as medidas de prevenção da Covid-19. Assim como tem ocorrido na rede privada, eu acredito que vai dar tudo certo também nas escolas municipais,” disse Juliana Massalli.

A secretária de educação Marli Fernandes adiantou que uma nova reunião com o Comitê Municipal de Avaliação do Retorno às Aulas deve ser marcada no mês de agosto. “Se tudo correr bem neste primeiro momento com os alunos de quarto e quinto anos, então nós iremos sugerir o retorno gradual das demais turmas dos CMEIs e escolas ao modelo presencial”, finalizou.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana prepara retorno das aulas presenciais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!