MAIS LIDAS
VER TODOS

Inovação

Apucarana prepara instalação do parque tecnológico do Vale do Ivaí

Em espaço da Prefeitura de Apucarana, será instalado o Parque Tecnológico e de Inovação do Vale do Ivaí. A ideia vem avançando e pretende unir esforços para prestar serviços às empresas e ao setor público do Vale do Ivaí. O objetivo é aproveitar as voc

Da Redação

·
Apucarana prepara instalação do parque tecnológico do Vale do Ivaí
Icone Camera Foto por Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.05.2020, 16:32:22 Editado em 19.05.2020, 16:32:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em espaço da Prefeitura de Apucarana, será instalado o Parque Tecnológico e de Inovação do Vale do Ivaí. A ideia vem avançando e pretende unir esforços para prestar serviços às empresas e ao setor público do Vale do Ivaí. O objetivo é aproveitar as vocações regionais, como a indústria do vestuário, as atividades de educação públicas e particulares, a construção civil e o agronegócio (fruticultura, hortaliças, produção de frangos, soja, milho e álcool, entre outras).

continua após publicidade

O assunto foi debatido nesta terça-feira (19), em reunião entre o prefeito de Apucarana, Junior da Femac, e por membros da governança do Projeto “Conecta Apucarana”. O encontro, que aconteceu no gabinete municipal, contou com a presença de Marcelo Ferreira da Silva, diretor-geral do campus de Apucarana da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), e de Jayme Leonel, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), que esteve acompanhado pelo vice-presidente da entidade, Wanderlei Faganello.

Várias ações vêm sendo desenvolvidas desde 2013 e estão avançando. As iniciativas mais recentes ocorrem neste mês de maio, com a implantação do Conselho Municipal de Inovação através do decreto 206/2020 e agora com o início da instalação do Parque Tecnológico e de Inovação do Vale do Ivaí (Vale da Inovação), em espaço da Prefeitura de Apucarana, no IBC da Vila Nova (na saída para Curitiba)

continua após publicidade

“Em 2016, com o então prefeito Beto Preto, começamos a estruturar esse ecossistema de inovação, para que Apucarana e região tivessem essa ferramenta que une a indústria, o comércio, o agronegócio e os setores público e de educação”, ressalta Wanderlei Faganello, vice-presidente da Acia.

De acordo com Jayme Leonel, presidente da associação, a Acia tem trabalhado em parceria com a Prefeitura e as universidades. “Queremos que os talentos dos nossos estudantes sejam aproveitados na busca de soluções inovadoras para nossa indústria e comércio. Por isso o Conecta, que é fruto desta iniciativa, tem tanta importância”, salienta Jayme Leonel.

O diretor do campus de Apucarana UTFPR ressalta a importância do ecossistema de inovação e do Conecta para a área educacional e também outros setores. “Os estudantes poderão desenvolver suas ideias e inovações sem precisar sair de Apucarana ou do Vale do Ivaí. É uma oportunidade para criação de novos produtos e aplicativos nas diversas áreas, como roupas, materiais para a construção civil, agronegócio e educação. Enfim, os estudantes poderão prestar serviços apresentando soluções tecnológicas e de inovação. Isto é fundamental para a nossa região”, afirma Marcelo Ferreira da Silva.

continua após publicidade

O prefeito Junior da Femac reitera que o Vale do Ivaí é uma região com muitas riquezas e que a iniciativa fortalecerá toda a região. “A Prefeitura de Apucarana abrigará a iniciativa do Parque Tecnológico e de Inovação do Vale do Ivaí. Queremos disponibilizar para o setor produtivo da região essa iniciativa, através da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), que tem realizado um grande trabalho de desenvolvimento do Vale do Ivaí, com os prefeitos que presidiram a associação, como Beto Preto, Ylson Álvaro Cantagallo (Gallo) e com o atual presidente Washington Luiz da Silva”, frisa Junior.

O prefeito Junior da Femac afirma que o ecossistema de inovação já criado e com o parque tecnológico irá proporcionar soluções inovadoras para o setor produtivo. “Vamos desenvolver novos tipos de roupas, novos materiais para a construção, novidades para o setor da agricultura e pecuária. Isso tudo com a marca Vale da Inovação, a partir do parque tecnológico que terá sua sede em Apucarana”, assinala o prefeito.

O prefeito de Apucarana afirma que, com o parque tecnológico, a região poderá criar soluções próprias sem precisar esperar por tecnologias que vêm de outros países. “Não é só a China ou a Coreia ou outras regiões que conseguem produzir coisas novas. Nós também somos capazes e vamos fazer”, ressalta Junior.

continua após publicidade

O prefeito lembra que o Conecta e o ecossistema de inovação são projetos que envolvem, além da Prefeitura de Apucarana, diversas entidades como Acia, UTFPR, a Unespar, Facnopar, FAP, do Sebrae/PR, do Senai, Sivale, Sivana e Sicoob Aliança. Na condução deste processo, de acordo com Junior da Femac, também têm papel fundamental o ex-prefeito de Apucarana, Beto Preto, além de Daniel Fernando Matheus Gomes, diretor da Unespar, Lisandro Modesto, diretor-geral da FAP, Tiago Cunha, consultor do Sebrae, a diretora do Sesi Senai Apucarana, Márcia Kulka, da presidente do Sivale, Elizabete Ardigo e a vice-presidente da FIEP/PR, Carmen Lúcia Izquierdo Martins.

Confira as ações realizadas:

continua após publicidade

2016 – Acia e Prefeitura iniciam o diálogo para a criação do ecossistema de inovação.

2018 – Agosto - Nasce o Conecta, uma iniciativa concreta de união para que aconteça a inovação em Apucarana, com a aprovação da Lei de Inovação de Apucarana (119/2018). Instalação ocorreu em evento com todos os segmentos organizados da sociedade

2019 – Junho – Participação do Conecta Apucarana na Festa da Cerejeira, com a apresentação de produtos de inovação.

continua após publicidade

2019 – Agosto - Realização do “Google startup weekend de Apucarana”, no Ginásio de Esportes Lagoão.

2019 – Outubro - Realização do “Hackathon do Vestuário”, durante o Apucarana Fashion Day, no Clube de Campo Água Azul.

2019 – Novembro - Realização do evento “Você Conectado ao Futuro”, na Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (ACEA).

2020 – Maio - Implantação do Conselho Municipal de Inovação, a patir do decreto 206/2020, de 12 de maio.

2020 – Maio - Início da instalação do Parque Tecnológico e de Inovação do Vale do Ivaí (VALE DA INOVAÇÃO), em espaço da Prefeitura de Apucarana, no IBC da Vila Nova (na saída para Curitiba).

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana prepara instalação do parque tecnológico do Vale do Ivaí"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!