MAIS LIDAS
VER TODOS

paranaense

Apucarana pode voltar à Série Ouro de Futsal após 25 anos

Para isso, time precisa vencer o Mariópolis fora de casa nesta quarta-feira (22)

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.11.2023, 19:52:14 Editado em 21.11.2023, 19:55:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A cidade de Apucarana pode voltar a ter um time disputando a Série Ouro do Campeonato Paranaense depois de 25 anos. O último ano foi em 1999, quando o município era representado na elite da estadual pelo Apucarana Nortox. Nesta quarta-feira (22), o Apucarana Futsal tenta mais uma vez, nas semifinais da Série Prata, o acesso.

continua após publicidade

Mas a missão não é tão fácil. Para garantir uma vaga na primeira divisão, e avançar à final do torneio, é preciso vencer fora de casa a partida de volta contra o Mariópolis, em jogo realizado no Ginásio Élio Gehlen, às 20h15. No confronto da ida, disputado no ginásio do Lagoão, no último dia 4, as equipes empataram em 2 a 2.

-LEIA MAIS: Acia atende mais de 200 associados em Rodadas de Negócios

continua após publicidade

Essa é a terceira oportunidade em que o Apucarana Futsal fica a um jogo de subir de divisão. O time bateu na trave em 2021, quando foi desclassificado pelo CAD/Guarapuava, e em 2022, derrotado na prorrogação para Mangueirinha Esporte Clube (MEC). Caso a equipe apucaranense avance à decisão, enfrentará o Coronel Futsal, que eliminou o Santa Helena.

O time precisa ganhar o jogo em tempo normal. Se empatar, a partida vai para a prorrogação e o Apucarana será obrigado a vencer. A fase não vai aos pênaltis.

A equipe poderá ter dois desfalques. Bebê e Leandro Rezala se machucaram na partida de ida e devem ficar de fora do jogo desta quarta-feira. O Pica-Pau, recuperado de lesão, é novidade e deve estar à disposição do treinador Luiz Henrique.

continua após publicidade

Seis anos na elite

 Apucarana Nortox, de 1999, no último ano na Série Ouro
Foto por Arquivo
Apucarana Nortox, de 1999, no último ano na Série Ouro

Último representante na Série Ouro, o Apucarana Nortox (último nome da equipe) disputou a elite do futsal paranaense entre 1994 e 1999. Um dos líderes daquela equipe foi o ex-goleiro e atual diretor do Apucarana Futsal, Júlio Tamura. Ele relembra que o time, uma referência no Vale do Ivaí e acostumado a vencer torneios regionais, fez história no Paranaense.

“Nosso time era um timaço, a maioria era de Apucarana, mas tinha de Arapongas, do estado de São Paulo e de outros também. A gente teve o apoio da Nortox e de outros empresários, era um grupo muito forte, um dos melhores que joguei”, disse o ex-jogador, que defendeu Apucarana desde 87, em categorias de base, e subiu com 17 anos para o time principal.

continua após publicidade

Tarmura, que parou em 2010, quando atuou pelo Apucarana/Tribuna do Norte/Cafeeira Ouro Verde, fez parte do time apucaranense que mais foi longe no Paranaense, composto pelo treinador Guto Reeberg e os atletas Suplano, Zezé, Fábio Almeida, Vandão, Fábio Mantovani, Vinicius, Jean, Edu, Giva, entre outros. Os jogos eram realizados no Ginásio de Esportes Anis Abujanra do Clube 28 de Janeiro.

Pelo Campeonato Paranaense de Clubes do Interior, em 1994, o chamado Apucarana Atlético Clube – mesmo nome do time de futebol da cidade – ficou em quinto lugar. Outro grande ano foi em 1997, quando o Apucarana foi o sexto colocado da Série Ouro, caindo apenas na terceira fase.

Os ex-arqueiro conta que o time de 97 fez história não apenas pela posição final, mas por grandes jogos, como a vitória contra o Foz do Iguaçu, considerada a melhor equipe da época. “Um jogo muito marcante foi contra o Foz porque era um time imbatível, se não me engano foi campeão nesse ano. Fazia 25 partidas que eles não perdiam e ganhamos deles por 3 a 1”, disse Tamura.

Por Vitor Flores

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana pode voltar à Série Ouro de Futsal após 25 anos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!