Apucarana pede apoio para estruturar circuitos turísticos - TNOnline
Mais lidas

    Apucarana

    Apucarana

    Apucarana pede apoio para estruturar circuitos turísticos

    Apucarana pede apoio para estruturar circuitos turísticos
    Foto por Edson Denobi
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 26.01.2021, 13:04:09 Editado em 26.01.2021, 13:04:06
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    Apucarana está buscando apoio junto ao governo do Estado para estruturar os circuitos turísticos da Estrada Bela, do Caminho do Café e da Serra de Apucarana. A intenção é aproveitar os atrativos naturais, aliando com o aspecto histórico e a agricultura familiar. O assunto foi debatido nesta terça-feira (26) entre o prefeito de Apucarana, Junior da Femac,  e a coordenadora estadual de turismo rural, Terezinha Buzanello. Durante o encontro,  Apucarana também anunciou a adesão ao Circuito Permanente de Caminhada de Longa Distância.

    Participaram ainda da reunião, ocorrida no gabinete municipal, Marco Antônio Casini Sanchez, gerente local do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Luiz Marcelo Franzin, representando a gerência regional do IDR, e Adilson Dias Novaes, extensionista do IDR. Representando a Prefeitura de Apucarana, participaram Gerson José Santino Canuto e Luis de Faveri, da Secretaria Municipal de Agricultura, Mario Felipe e Andrea Rinaldi, da Promatur, e a secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin.

    No Vale do Ivaí, o circuito terá 515 quilômetros e passará por 17 municípios, entre os quais Apucarana. “Será um circuito circular e cada caminhante poderá decidir de onde começar. Há pessoas que poderiam passar 30 dias fazendo o circuito, enquanto há outras que teriam apenas o final de semana disponível. Por isso, o circuito prevê a possibilidade de optar por trechos bem como fazer o percurso inteiro”, explica Buzanello.

    O Circuito Permanente é uma iniciativa do governo do Estado e, de acordo com mapeamento já realizado, abrangerá 50 quilômetros em Apucarana. “O trecho vai desde a divisa com o município de Califórnia até Cambira, passando por estradas rurais nas regiões de Pinhalzinho, Correia de Freitas, Barreiro e Jangadinha, além de pontos turísticos como o Parque da Raposa, Catedral Nossa Senhora de Lourdes e Museu do Café”, cita a coordenadora estadual de turismo rural.

    O prefeito Junior da Femac, além de aderir ao projeto, apresentou outros três circuitos que já estão delineados e pediu apoio para estruturá-los. “Temos o Roteiro da Estrada Bela, que inicia no acesso ao Patrimônio do Barreiro, passando pelo Parque da Redenção e segue margeando o Rio Pirapó, atravessando áreas de mata nativa e vales onde existem pesqueiros, viveiro de muda nativa, restaurante, casa de encontro dos josefinos e fazenda colonizada por alemães”, cita Junior da Femac, acrescentando que o circuito termina em um ponto culminante da topografia, de onde o turista terá a visão das cidades de Apucarana, Arapongas e Astorga.

    O prefeito também apresentou o Caminho do Café, entre o Distrito de Pirapó e Caixa de São Pedro. “Apucarana existe por causa do café e neste caminho, além da melhor terra do Brasil para o cultivo da bebida, o turista poderá conhecer o Museu do Café e passar por locais belíssimos como a Chácara das Flores que produz 70% dos crisântemos do Paraná, pela Fazenda Ubatura de propriedade do apresentador Ratinho e pelo Bar e Barbearia Zé Rico onde o cantor fez as suas primeiras apresentações.

    Junior da Femac afirma que o município possui todas as características para a implantação do Circuito da Serra de Apucarana. “Temos as condições de clima, vegetação, topografia e hidrografia marcantes. Muitas propriedades já estão aproveitando economicamente esse potencial, desenvolvendo o enoturismo com a produção de vinhos e o cultivo de uvas “, frisa Junior o prefeito de Apucarana, afirmando que essa atividade turística já vem atraindo pessoas de várias regiões do Paraná e também de outros estados.

     

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana pede apoio para estruturar circuitos turísticos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.