MAIS LIDAS
VER TODOS

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Apucarana marca Semana do Idoso com várias atividades

Os idosos atendidos pelo Centro Dia da Secretaria da Assistência Social de Apucarana tiveram uma semana especial.

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.10.2021, 17:43:28 Editado em 01.10.2021, 17:43:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os idosos atendidos pelo Centro Dia da Secretaria da Assistência Social de Apucarana tiveram uma semana especial. Para marcar a Semana Nacional da Pessoa Idosa, a equipe técnica comandada pela secretária Ana Paula Nazarko preparou uma agenda que incluiu passeio turístico, rodas de viola e atividades com profissionais da saúde e da própria rede de assistência social.

continua após publicidade

O prefeito Júnior da Femac salienta que a qualidade de vida do cidadão integra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecido pelos países que integram a Organização das Nações Unidas (ONU) e que a administração municipal busca em todas as políticas públicas construir uma cidade inclusiva e acolhedora. “Temos entre as prioridades de governo a criança, a mulher, o jovem e o idoso. Para os apucaranenses da terceira idade, contamos com o Programa Viver +80, que integra uma série de ações em áreas que vão além da assistência social, como saúde, esporte, lazer, mobilidade urbana, entre outras visando a promoção da qualidade de vida”, assinala o prefeito.

A secretária da Assistência Social, Ana Paula Nazarko, informa que a programação da Semana do Idoso marcou o retorno das atividades do Centro Dia, que presta assistência a idosos em situação de vulnerabilidade. “Promovemos uma volta responsável, com número reduzido de idosos e seguindo todos os protocolos em prevenção ao novo coronavírus (Covid-19)”, pontua a secretária. De acordo com ela, intrinsicamente, “a Semana do Idoso objetivou lembrar a sociedade sobre a importância dos cuidados e dos direitos que este grupo social possui”, assinalou Ana Nazarko.

continua após publicidade

As atividades comemorativas tiveram como destaque passeio (segunda e terça-feira pela manhã) no Museu Histórico do Café, junto às antigas instalações da estação ferroviária do Distrito de Pirapó, e na quinta e sexta-feira, café da manhã acompanhado de roda de viola e bingo com distribuição de brindes. “Em todos esses dias, na parte da tarde, sempre a partir das 13h30, aconteceram atividades dirigidas por profissionais da residência multiprofissional que atuam na UBS Antônio Sachelli, profissionais de psicologia da Faculdade de Apucarana (FAP) e da rede municipal da assistência social”, esclarece Ana Nazarko, secretária Municipal da Assistência Social.

Políticas Públicas – Dentro do Programa Municipal Viver +80, a Prefeitura de Apucarana mantém uma série de programas e ações que contemplam aulas gratuitas de hidroginástica e natação, academias ao ar livre, passeios (city tour), bailes da terceira idade, grupos do Programa Conviver, o Centro Dia (creche dos idosos), o Centro de Convivência do Idoso e o Miss Terceira Idade. “O foco do trabalho é garantir mais qualidade de vida para que nossos idosos possam viver com independência e não se sintam excluídos”, diz o prefeito Júnior da Femac, ressaltando ainda a questão da mobilidade urbana, onde a prefeitura investe continuamente em construção de calçadas e rampas de acessibilidade dos bairros ao centro de Apucarana.

Dados de uma recente pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) revelam que dos 210 milhões brasileiros, 37,7 milhões são pessoas idosas, ou seja, têm 60 anos de idade ou mais. Desta população idosa, 18,5% ainda trabalha e 75% dela contribuem para a renda de onde moram. Instituída em uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e no Brasil, o Dia Nacional da Pessoa Idosa é celebrado anualmente no dia 1º de outubro.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana marca Semana do Idoso com várias atividades"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!