MAIS LIDAS
VER TODOS

MEIO AMBIENTE

Apucarana licita plantio de 2,5 mil árvores na área urbana

Objetivo da administração municipal é repor árvores abatidas ou derrubadas nos últimos anos na cidade; veja

Da Redação

·
Prefeitura quer repor árvores nas ruas próximas do centro de Apucarana
Icone Camera Foto por Fernando Klein/TNOnline
Prefeitura quer repor árvores nas ruas próximas do centro de Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.09.2022, 17:38:48 Editado em 20.09.2022, 17:46:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Prefeitura de Apucarana está concluindo a licitação para contratação de uma empresa que será responsável pelo plantio de 2,5 mil árvores no perímetro urbano da cidade. O objetivo, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), é repor as unidades abatidas ou que caíram após temporais nos últimos anos.

continua após publicidade

O secretário de Meio Ambiente, Gentil Pereira, afirma que esse processo licitatório é o primeiro de outros que serão realizados no município. “Nessa primeira operação, as 2,5 mil mudas serão plantadas nos bairros da área central, atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores dessa região da cidade”, afirma. Os recursos, na ordem de R$ 300 mil, vieram do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

Pela licitação, são sete espécies pré-determinadas para a reposição: manacá, ipê rosa, ipê branco, ipê amarelo, quaresmeira, extremosa e oiti. Os tipos escolhidos, segundo a secretaria, são as mais adequadas para a cidade.

continua após publicidade

Gentil assinala que o plantio na área urbana não era realizado há muitos anos. “Nas áreas de preservação ou de recuperação de nascentes, por exemplo, nós já realizamos esse trabalho há bastante tempo, atendendo inclusive pedidos dos proprietários rurais”, afirma. Ele acrescenta que o próximo desafio é atualizar o Plano Municipal de Arborização Urbana, que é de 2015, e regularizá-lo junto ao Instituto de Água e Terra (IAT) do Paraná.

Veja:

continua após publicidade

Sérgio Bobig, superintendente de Meio Ambiente, acrescenta que o plantio é necessário para repor árvores abatidas por conta dos riscos que apresentavam, das solicitações de moradores atendidas e também daquelas derrubadas em vendavais. Segundo ele, a área urbana conta com muitas espécies inadequadas. É o caso da aroeira salsa. “Das últimas 40 árvores que caíram em temporais na cidade, quase todas eram dessa espécie”, afirma.

Bobig admite que o crescimento urbano é um desafio para a arborização. Por isso, ele também destaca a necessidade de reformular o Plano Municipal de Arborização Urbana. Segundo ele, a cidade tem hoje cerca de 25 mil árvores, enquanto a média anual é de 500 abates.

continua após publicidade

Em 2021, foram 624 pedidos e em 2022 o número já chega a 538. “É importante frisar que a gente não atende todos os pedidos. Muitas pessoas costumam solicitar os abates de árvores por conta da sujeira das folhas, por exemplo”, observa.

O início do plantio das 2,5 mil mudas deve ocorrer em breve, logo após o fim do processo licitatório. Bobig afirma que o município mantém outras políticas para aumentar a presença de árvores na área urbana, como a distribuição de mudas no viveiro municipal aos moradores interessados e também a exigência de plantio de uma árvore em frente ao imóvel recém-construído para ter acesso ao Habite-se, que é documento que comprova que o morador respeitou as regras vigentes durante a construção.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana licita plantio de 2,5 mil árvores na área urbana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!