Apucarana

Apucarana já testou mais de mil pessoas para covid-19

Município confirmou até segunda-feira (1) 54 pacientes com coronavírus

Da Redação ·
Testes rápidos adquiridos pela prefeitura
fonte: Divulgação
Testes rápidos adquiridos pela prefeitura

Apucarana já testou 1.091 pessoas para Covid-19. O número consta em boletim divulgado na segunda-feira (01) pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS). Desse total, 820 são testes rápidos aplicados pelo próprio município e 271 enviados ao Laboratório Central do Estado (Lacen), sendo 193 pela rede pública e 78 pela rede particular.

continua após publicidade

Apucarana confirmou até agora 54 casos de Covid-19. Desse total, 40 são de resultados do Lacen e 14 dos testes rápidos. O município, segundo o último boletim, investiga 32 casos suspeitos.

Em live no Facebook na noite desta segunda-feira, o prefeito Junior da Femac reafirmou que a estratégia de Apucarana é testar ao máximo a população. Segundo ele, o município está acima das médias nacional e estadual neste quesito. “Apucarana está fazendo 8 testes a cada mil habitantes, enquanto o Brasil faz 1 teste a cada mil e o Paraná entre 2 e 2,5 a cada mil”, disse Junior.

continua após publicidade

O prefeito assinala que esse procedimento vem dando resultados. “Conseguimos passar bem o mês de maio. Em muitas cidades, ao contrário, houve explosão de casos”, assinalou. Segundo ele, a testagem da população, isolando as pessoas com suspeita e seus familiares, é importante nesse sentido. “Estamos testando e, assim, não estamos nos enganando. Dessa forma, é possível saber onde a pessoa contaminada está, isolando-a e dando condições de se recuperar”, pondera.

Segundo Junior, Apucarana precisa ficar em alerta, principalmente com a queda das temperaturas e também com o afrouxamento do isolamento em São Paulo, que tem relação econômica muito forte com o município. “Precisamos ficar firmes. Vamos seguir usando máscara, higienizando as mãos e ficando em casa, quando possível”, completa.