Neste sábado (2), os 60 agentes de endemias da Autarquia Municipal de Saúde irão intensificar o trabalho de vistorias nas residências de Apucarana para eliminar focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti. A ação, que já é uma rotina de segunda a sexta-feira, faz parte da mobilização nacional do Dia D de Combate à Dengue, convocada pelo Ministério da Saúde.
- LEIA MAIS: Jovem é encontrado morto dentro de caminhão em Jandaia do Sul
O “Dia D” de combate à dengue tem o objetivo de reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti. “Nossos agentes de endemias irão vistoriar as residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos da dengue. Esses profissionais também aplicam larvicidas e inseticidas, e orientam a população quanto à prevenção da doença”, informa o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega .
Apucarana já realiza há 53 dias o Mutirão de Combate à Dengue. Caminhões da prefeitura recolhem materiais inservíveis depositados nas calçadas pela população. A iniciativa faz parte das ações que a administração municipal vem realizando para conter o avanço da dengue no município.
Já foram atendidos mais de 73 bairros e coletados 650 caminhões carregados de material para descarte. A orientação da prefeitura de Apucarana é para que os moradores limpem seus quintais e coloquem nas calçadas tudo o que possa acumular água e servir de criadouro para o mosquito da dengue, tais como latas, garrafas, peças de plástico e inservíveis como móveis para descarte.
Ações de prevenção da dengue:
- Mantenha a caixa d’água bem fechada;
- Receba bem os agentes da saúde e os de endemias;
- Amarre bem os sacos de lixo;
- Coloque areia nos vasos de planta;
- Guarde pneus em locais cobertos;
- Limpe bem as calhas de casa;*Não acumule sucata e entulho;
- Esvazie garrafas PET, potes e vasos.
Deixe seu comentário sobre: "Apucarana intensifica vistorias nas residências no Dia D da Dengue"