MAIS LIDAS
VER TODOS

SEMANA D

Apucarana intensifica ações de prevenção e combate à dengue

Município participa da campanha Primeiras-Damas Unidas Contra a Dengue

Da Redação

·
Mutirões são realizados nos bairros
Icone Camera Foto por Divulgação
Mutirões são realizados nos bairros
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.03.2024, 16:40:26 Editado em 13.03.2024, 16:40:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Participando da campanha Primeiras-Damas Unidas Contra a Dengue, Apucarana intensifica as ações de prevenção e combate à doença. A Semana D da Dengue, que segue até o próximo sábado (16), é uma iniciativa liderada pela primeira-dama Luciana Saito Massa visando reforçar as medidas de orientação e as ações de retiradas de focos do mosquito Aedes aegypti nas cidades do Estado.

continua após publicidade

LEIA MAIS: Com 674 casos confirmados, Arapongas declara epidemia de dengue

O grupo com as primeiras-damas das cidades que aderiram à campanha, incluindo a de Apucarana, Carmen Lúcia Izquierdo Martins, foi definido em uma reunião realizada virtualmente com mais de 400 representantes municipais e de órgãos estaduais, em que foram apresentados os dados epidemiológicos do Estado.

continua após publicidade

“É um desafio que foi colocado aos municípios para que, de maneira conjunta, possamos minimizar este problema. Teremos as ações previstas para estes dias, mas a ideia é que, a partir desta mobilização pontual, criem-se hábitos para se combater a dengue diariamente”, afirmou Luciana Massa.

Carmen Martins relaciona as iniciativas que Apucarana vem realizando há mais de 2 meses no combate a dengue. Os agentes de endemias, com o reforço de soldados do 30º Batalhão de Infantaria Motorizado, intensificaram as vistorias nas residências ao mesmo tempo em que reforçam com os moradores as medidas preventivas para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti.

Esse trabalho dos agentes de endemias e soldados antecede outra ação de enfrentamento da epidemia. As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos realizam o serviço de coleta de matérias inservíveis que são colocados na calçada pelos moradores. A ação já chegou a 80 bairros onde foram recolhidos 750 caminhões de material que poderiam acumular água, entre outros itens que podem ser descartados dos quintais.

continua após publicidade

A prefeitura também começou no dia 24 de janeiro a prestar um reforço nos serviços prioritários para as pessoas com sintomas de dengue. O hall de entrada do Ginásio Lagoão foi transformado na Central de Atendimento de Combate à Dengue. A estrutura no local começa pela ala da recepção, seguida do setor de triagem e da sala de espera para consulta. Foram instalados 6 consultórios médicos que têm em anexo a sala de soroterapia com 30 cadeiras apropriadas para tratar os pacientes com hidratação venosa (soro na veia). Até o momento foram prestados 12.253 atendimentos no local.

As ações realizadas ao longo da Semana D da Dengue serão compartilhadas entre o grupo de cidades participantes da campanha, permitindo que as ações mais eficazes inspirem outros municípios e sejam replicadas.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana intensifica ações de prevenção e combate à dengue"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!