Apucarana

Apucarana inicia vacinação de crianças de 5 a 11 anos

Imunização neste primeiro momento prioriza o público infantil portador de comorbidades e deficiência permanente

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline

Gabriel Pereira de Souza, 7 anos, está entre as 90 crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19, nesta segunda-feira (17), em Apucarana. “É um momento que estava esperando com muita ansiedade. Agora estou mais tranqüila. A criança especial precisa de todo amor, carinho e cuidado”, afirma a mãe de Gabriel, Naiara Caroline Pereira, após imunizar seu filho na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)

continua após publicidade

Apucarana iniciou a vacinação da Covid-19 no público infantil, a partir das 13h30 desta segunda. A imunização neste primeiro momento foi realizada na sede da APAE e também foi ofertada para as crianças com síndrome de down, no Complexo Esportivo Lagoão, onde foi disponibilizado um local específico para atendimento deste público.

O prefeito Junior da Femac informa que a vacinação das crianças vai prosseguir amanhã (18) na Apae, de 13h30 as 16h30. Também nesta terça-feira será a vez das crianças com autismo de 5 a 11 anos. Elas serão imunizadas na sede da Associação de Pais e Amigos do Autista Apucaranense, localizada na Rua Clotário Portugal, 120, no horário de 13h30 as 16h30.

continua após publicidade

Junior da Femac observa que Apucarana segue a nota técnica 2/2022, do Ministério da Saúde, que prioriza a imunização de crianças de 5 a 11 anos aos portadores de comorbidades e deficiência permanente.

O secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, lembra que a criança precisa estar acompanhada dos pais ou responsável. É necessário apresentar a certidão de nascimento ou documento identificação com foto da criança, CPF ou cartão do SUS. Já os pais devem estar munidos de documento de identificação com foto e comprovante de residência, com no máximo 90 dias.

“A vacinação em geral contra a Covid-19 segue acontecendo normalmente de domingo a domingo, no Lagoão, de 8h30 às 17 horas”, destaca Bachiega. São imunizados com a 1ª dose os apucaranenses com 12 anos ou mais; a 2ª dose é para todos que recebem a Coronavac, AstraZeneca e Pfizer;  e a dose de reforço para 18 anos ou mais para quem tomou a 2ª dose há 4 meses; e ainda a dose de reforço da Janssen para quem recebeu a 1ª dose há 2 meses

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News