Apucarana

Apucarana inicia vacinação contra covid-19 quarta-feira no Lar São Vicente de Paulo

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Apucarana inicia vacinação contra covid-19 quarta-feira no Lar São Vicente de Paulo
fonte: DIVULGAÇÃO
Apucarana inicia vacinação contra covid-19 quarta-feira no Lar São Vicente de Paulo

 Apucarana vai iniciar a vacinação contra a Covid-19 na quarta-feira, às 10 horas, no Lar São Vicente de Paulo. Serão imunizados um idoso, uma idosa e um profissional de saúde que atuam na instituição. Logo após o ato, com a presença do prefeito Junior da Femac e a direção da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), a imunização terá sequência com um esquema especial em que a vacina será levada até os públicos atendidos nesta primeira etapa.

continua após publicidade

“Serão vacinados idosos (60 anos ou mais) que vivem em instituições de longa permanência e os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no enfrentamento da Covid-19. Três equipes de saúde irão até os locais onde vivem e trabalham essas pessoas, aplicando a vacina da Coronavac/Butantan disponibilizada pelo Governo Federal”, informa o prefeito Junior da Femac.

O prefeito destacou que Apucarana está seguindo o Plano Nacional e Estadual de Imunização. “Temos tudo preparado para cumprir nossa missão que é aplicar as vacinas. Temos agulhas; seringas; caixa de perfuro cortante (descarte); álcool 70; algodão; e EPIs, como máscaras cirúrgicas, luvas e avental. Todos esses insumos e equipamentos temos em estoque na nossa central de medicamentos e estamos aguardando apenas a chegada da vacina”, assegura Junior da Femac.

continua após publicidade

Apesar de não utilizar a estrutura de locais de vacinação do município nesta primeira etapa da vacinação, o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, lembra que Apucarana tem 26 salas de vacinação em Unidades Básicas de Saúde, com todos os equipamentos necessários, incluindo a geladeira específica para conservação de imunobiológicos (vacinas). “Apucarana está preparada para realizar seu papel dentro do Plano Nacional de Imunização”, reitera Kaneta.

O Plano Municipal de Imunização, afirma Kaneta, está sendo feito com critérios técnicos, com planejamento para que o município cumpra a missão dele que é aplicar a vacina. “Estamos atuando com a mesma seriedade dos governos federal e estadual e da Anvisa. Vacinar nesta primeira fase os idosos que vivem num mesmo espaço dentro das instituições de longa permanência e os trabalhadores de saúde que estão arriscando suas vidas na linha de frente contra Covid-19. É a orientação nacional e vamos lhes garantir essa proteção o quando antes”, destaca kaneta.

Os detalhes do Plano Municipal de Imunização foram definidos em reunião na manhã de hoje no gabinete municipal com as presenças do prefeito Junior da Femac, vice-prefeito Paulo Vital, diretor-presidente da AMS Roberto Kaneta, vice-presidente da AMS Emídio Bachiega, superintendente  da Atenção Básica da AMS Marcelo Viana de Castro, coordenador da Divisão de Epidemiologia da AMS Luciano Pereira da Silva, e o coordenador da Assistência Farmacêutica e da Central de Medicamentos da AMS, farmacêutico Lucas Liberatti.

continua após publicidade