MAIS LIDAS
VER TODOS

PRODUTOS ESPECIAIS

Apucarana inicia protocolo para obter Indicação Geográfica do café

Primeira reunião foi realizada na quarta-feira (17); serão 11 encontros no total até concessão do selo que deve sair em 2025

Da Redação

·
Carlos Bovo, presidente da Associação dos Cafeicultores de Apucarana
Icone Camera Foto por Cindy Santos/TNonline
Carlos Bovo, presidente da Associação dos Cafeicultores de Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.04.2024, 17:12:42 Editado em 18.04.2024, 17:12:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os cafeicultores de Apucarana, no norte do Paraná, deram início ao protocolo para obtenção do registro da Indicação Geográfica (IG) do café. A primeira reunião foi realizada na quarta-feira (17) na sede da Cooperativa dos Cafeicultores do Pirapó (Coocapi) e contou com palestra de um especialista do Sebrae e representantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ao todo serão realizadas onze reuniões com instruções teóricas e técnicas de como produzir cafés especiais até a concessão do selo do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) que deve sair no próximo ano.

continua após publicidade

Segundo o presidente da Associação dos Cafeicultores de Apucarana, Carlos Bovo, a segunda reunião deve ocorrer no prazo de 30 dias. “Este selo não é obtido de uma hora para outra. Existe todo um processo com reuniões com especialistas que darão embasamento teórico e técnico aos cafeicultores. Serão muitas atividades para que os produtores estejam cientes do que este selo significa”, afirma.

- LEIA MAIS: Apucarana realiza "Domingo no Parque" neste fim de semana

continua após publicidade

Bovo salienta que a patente elevará o valor do café para o produtor, além de blindar o produto, impedindo que outras pessoas usem o nome da cidade para divulgar produtos cultivados em outras regiões. “Além do solo altitude e clima, nosso café é um dos melhores cafés do mundo. Temos um café especial, com notas florais, sabor achocolatado, características que renderam vários prêmios aos nossos cafeicultores. Então Apucarana é sempre premiada entre as quatro regiões do Café Qualidade Paraná”, afirma.


						
							Apucarana inicia protocolo para obter Indicação Geográfica do café
Foto por divulgação
Primeira reunião realizada na sede da Coocapi

O projeto de indicação geográfica de Apucarana foi apresentado em maio de 2023. Conforme a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), as Indicações Geográficas (IG) desempenham um papel fundamental na preservação da autenticidade, da tradição e da qualidade desse grão tão querido pelos brasileiros. No universo do agronegócio, as IGs são ferramentas bastante utilizadas para valorizar os produtos e os itens produzidos em determinadas regiões do país. O mecanismo visa agregar valor a esses bens e proteger a região produtora, enaltecendo as peculiaridades de cada local.

continua após publicidade

No caso do café, as Indicações Geográficas reconhecem a sua “personalidade” conforme a influência da localidade de cultivo. São características sensoriais únicas das sementes. Cada lugar empresta as suas particularidades ao produto final, resultando em uma rica tapeçaria de sabores, aromas e perfis de corpo. O café no Brasil é detentor do maior número de IGs, com um total de 14.

Dois tipos de indicações

As indicações são divididas em dois diferentes tipos, segundo a Lei da Propriedade Industrial. O primeiro deles é chamado de Indicação de Procedência, responsável por valorizar a tradição produtiva e o reconhecimento público de que os alimentos originários de determinado local possuem uma qualidade diferenciada. Ou seja, a área é especificamente conhecida pela produção, extração ou fabricação do produto em questão.

Já o segundo é intitulado de Denominação de Origem. É utilizado para atestar que os artigos produzidos possuem características exclusivas agregadas pelo território. Define que uma certa localidade influenciou na qualidade e nas propriedades do resultado, seja por meio de fatores naturais ou humanos.

continua após publicidade

Exemplos de indicações

A concessão do registro de Indicação Geográfica é aplicada a produtos ou serviços que apresentam características distintivas do seu local de origem. Isso confere a eles reconhecimento, valor essencial e identidade singular, ao mesmo tempo em que os diferencia de produtos ou serviços semelhantes disponíveis no mercado. Conheça alguns exemplos:

Cerrado Mineiro: é marcado pela produção de cafés de aromas intensos, acidez cítrica e sabor achocolatado de longa duração. Atualmente, graças a um trabalho dedicado, diversos produtores e produtoras da região têm apresentado cafés premiados, com perfis sensoriais complexos e surpreendentes. Despontou como um expoente na cafeicultura por conta da topografia plana, o que viabilizou a mecanização das lavouras, e as condições favoráveis de clima e solo. Vale destacar também o trabalho voltado à sustentabilidade com propriedades dedicadas à agricultura regenerativa.

continua após publicidade

Caparaó: localizada na divisa entre o Espírito Santo e Minas Gerais, a área abrange as imediações do Parque Nacional do Caparaó. Devido às influências de fatores naturais e humanos, as características do café produzido na região incluem uma fragrância e aroma altamente complexos. Além disso, se manifestam por meio de notas que lembram chocolate, caramelo, melaço de cana, açúcar mascavo, rapadura, mel, frutas amarelas, especiarias doces e picantes, baunilha, castanha, amêndoas, além do floral distinto de rosas ou jasmim. O sabor, suave e intensamente doce, perdura no paladar, acompanhado por uma sutil e cítrica acidez da laranja.

Essas são só duas das 14 Indicações presentes no Brasil, atestado da enorme diversidade de grãos que o país possui. Além do sabor, esses produtos também contam com rastreabilidade, ou seja, o consumidor pode ter acesso a todo histórico de produção, garantindo sua originalidade e procedência.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

Deixe seu comentário sobre: "Apucarana inicia protocolo para obter Indicação Geográfica do café"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!