MAIS LIDAS
VER TODOS

INVESTIMENTOS

Apucarana inicia integração urbana com 2,7 quilômetros de ciclovia

O prefeito Júnior da Femac autorizou nesta sexta-feira (05), em ato no gabinete municipal, a licitação dos primeiros 2,7 quilômetros de ciclovia do projeto de integração urbana, iniciativa que visa fomentar a ocupação ordenada de novos espaços urbanos, of

Da Redação

·
Apucarana inicia integração urbana com 2,7 quilômetros de ciclovia
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.02.2021, 20:40:00 Editado em 05.02.2021, 20:35:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O prefeito Júnior da Femac autorizou nesta sexta-feira (05), em ato no gabinete municipal, a licitação dos primeiros 2,7 quilômetros de ciclovia do projeto de integração urbana, iniciativa que visa fomentar a ocupação ordenada de novos espaços urbanos, oferecendo mais mobilidade e equipamentos urbanos mais atraentes. Será atendido trecho da BR-369, entre o Monumento ao Boné (bonezão) e a Faculdade do Norte Novo de Apucarana (Facnopar), na divisa com o município de Arapongas.

continua após publicidade

A via exclusiva para a prática do ciclismo será em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) – material durável e de fácil manutenção – ao longo da Avenida Zilda Seixas Amaral e atenderá ao padrão exigido pela legislação de trânsito. Contará com 2,7 metros de largura, sinalização de mão dupla (ida e volta) e piso na cor vermelha, que indica que naquele ponto a circulação de bicicletas tem preferência sobre os automóveis. O investimento máximo previsto com a obra é de R$598.180.06, com recursos municipais.

O centro de apoio ao usuário será junto ao bonezão. “Onde o ciclista vai poder parar para descansar e ter acesso a bicicletário, água, tomada para carregamento de smartphone e outros equipamentos eletrônicos. Estamos olhando para o futuro, nos preparando para acomodar uma população maior e para o crescimento, oferecendo mais mobilidade e equipamentos urbanos mais atraentes”, justifica o prefeito Júnior da Femac.

continua após publicidade

O projeto segue agora para elaboração do edital de licitação. “Acreditamos que dentro de 60 dias já poderemos dar ordem de serviço para esta obra, que representa um novo olhar da administração municipal para com os ciclistas”, disse o prefeito. Ele salienta que o trecho entre o bonezão e a faculdade foi escolhido para o “start” do projeto por ser bastante utilizada e por ser uma rodovia já duplicada. “Ao longo da semana trabalhadores e acadêmicos e, principalmente nos finais de semana, é grande a presença de ciclistas esportistas. Com a ciclovia, todos poderão transitar no local com maior segurança”, pontuou o prefeito Júnior da Femac.

O projeto de integração de áreas urbanas começou a ser estruturado no final do ano passado pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan). A execução dos projetos caberá à Secretaria Municipal de Obras. Inicialmente, a proposta prevê dotar 27 quilômetros de rodovias com ciclovia, calçada, iluminação de LED centralizada, arborização e paisagismo, pontos de apoio para ciclistas e pontos de ônibus, além de todo aparato de sinalização vertical e horizontal, e passarelas em alguns locais estratégicos.

A iniciativa municipal está em sintonia com a duplicação do Contorno Sul, concluída recentemente pela concessionária, e projetos de duplicação da BR-376, na saída para Curitiba, entre o Estádio Municipal Olímpio Barreto e o Contorno Sul, acesso ao Núcleo Afonso Camargo até o Monumento ao Boné (bonezão) e do acesso ao Núcleo Habitacional João Paulo até a sede do 10º Batalhão da Polícia Militar, na saída para Maringá.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana inicia integração urbana com 2,7 quilômetros de ciclovia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!