MAIS LIDAS
VER TODOS

Agricultura

Apucarana inicia entrega de 185 mil novas mudas de café a produtores

Repasse de nova remessa de mudas foi iniciado nesta quinta-feira (08) e deve beneficiar aproximadamente 30 produtores da cidade

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.02.2024, 12:04:08 Editado em 08.02.2024, 13:20:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A prefeitura de Apucarana, no norte do Paraná, iniciou na manhã desta quinta-feira (8) a entrega de mais 185 mil novas mudas de café para produtores rurais da cidade. A mudas são produzidas no Horto Municipal, localizado no Jardim Eldorado. Veja a matéria em vídeo abaixo.

continua após publicidade

LEIA MAIS - Apucarana é reeleita para a presidência de Fórum Estadual de Polo UAB

De acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura, André Maller, a expectativa é que cerca de 30 produtores, que fazem parte de uma lista de reserva com 80 produtores, sejam beneficiados com essa nova remessa de mudas.

continua após publicidade

“Nós temos uma lista de reserva de aproximadamente 80 produtores. A grande questão é que nós não produzimos mudas para todos eles. Sempre a quantidade máxima do viveiro não é suficiente para a atender a 100% dos interessados. Por isso elaboramos uma lista de reserva e conversamos com produtores para que eles façam os seus planejamentos o mais rápido possível para a gente atender por ordem de entrega. Nós pretendemos atender aproximadamente 30 produtores com a produção desse ano”, afirmou o engenheiro.

As reservas para compor a lista de distribuição de mudas de cafeeiro foi aberta no dia 14 de agosto do ano passado pela prefeitura. O produtor rural deve comparecer presencialmente na Secretaria da Agricultura, portando CPF e o comprovante de inscrição de Cadastro de Produtor Rural (Cad/PRO).

Segundo o prefeito Junior da Femac, o projeto de produção e entrega de mudas que Apucarana possui é de extrema importância pois gera riqueza e renda para o município e para as famílias.

continua após publicidade

“Um grande programa que nós temos de incentivo a cafeicultura em Apucarana, que gera receita, riqueza e renda para os municípios e para a família. Nós somos uma das poucas cidades entre as grandes, em que a cafeicultura é relevante no nosso valor bruto da produção. Por isso esse trabalho é importante de incentivo. Um deles é a muda que a gente repassa aos produtores. Nós produzimos as mudas e repassamos de forma subsidiada aos produtores”, disse o prefeito.

Apesar de serem 184 mil mudas que serão entregues a partir desta quinta, o prefeito ressaltou também que o objetivo é entregar 300 mil mudas, com a possibilidade de que até 400 mil sejam entregues ainda esse ano.

O produtor rural João Miquelao, foi um dos produtores que está na lista de reserva para retirar as mudas. Segundo João, que retira mudas desde o início do programa, o projeto é muito importante para o produtor, principalmente por repassar as mudas com um valor muito menor que o do mercado.

continua após publicidade

“A produção de café, dos custos maiores de desenvolvimento das lavouras é a produção e mudas. O produtor tem que ter um dispêndio de valores muito grande para produzir a muda na propriedade. Se ele comprar no mercado é muito pior, porque o valor é muito maior. Então esse trabalho que a prefeitura faz distribuindo mudas junto com a secretaria de agricultura, e outras associações é muito importante porque desenvolve o potencial de novas lavouras no município, que é um dos maiores produtores de café da região”, ressaltou João.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana inicia entrega de 185 mil novas mudas de café a produtores"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!