Apucarana inicia credenciamento em sistema de inspeção estadual - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

AGRICULTURA FAMILIAR

Apucarana inicia credenciamento em sistema de inspeção estadual

Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria Municipal de Agricultura, já encaminhou toda a documentação e o termo de adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf-PR). O pedido será analisado agora pela Adapar e, caso aprovado, os agricultores familiares de Apucarana que possuem o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) poderão comercializar seus produtos em todo o Estado.

O prefeito Junior da Femac reitera que essa possibilidade só existe porque Apucarana tem estruturado o Serviço de Inspeção Municipal. “Temos dois profissionais médico veterinários, a Thaísa Soethe e o Nelson Jessé dos Santos, além de um auxiliar técnico, que é o João Pedro Correa. Essa estrutura de equipe e de padrões de procedimentos permitiu que fizéssemos a solicitação do credenciamento junto ao Susaf”, frisa Junior da Femac.

Em meados do ano passado foram feitas alterações no SIM de Apucarana, com a retirada de algumas taxas. “A medida foi para estimular a formalização dos produtos de origem animal, como queijos e defumados, entre outros. Após as mudanças na legislação, o número de produtos com o SIM passou de 52 para 97”, argumenta.

A médica veterinária Thaísa Soethe, responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal, afirma que o Susaf-PR foi criado por lei em 2013, mas regulamentado somente neste ano. “O programa é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. Já encaminhamos toda a documentação para a Adapar, que vai fazer a análise e certificar que, devido à estrutura que existe em Apucarana, temos competência de realizar esse trabalho”, pontua.

Caso a adesão seja aprovada, Apucarana e os produtores terão diversos benefícios. “Além de fortalecer a economia e os agricultores familiares, o credenciamento também levará o nome de Apucarana para todo o estado e vai demonstrar que o Município possui uma estrutura sólida de fiscalização, atestando a origem e a qualidade dos produtos de origem animal que saem de Apucarana”, reitera Thaísa.

A adesão junto ao Susaf-PR, caso venha se confirmar, abrirá portas comerciais aos produtores e deverá aumentar a procura pela formalização dos produtos. “A exigência é que esteja registrada no SIM e, quem não estiver, certamente vai procurar se formalizar, pois a possibilidade de comercializar em todo o estado abre diversas portas, como as de grandes redes de supermercados, além da participação em feiras e exposições em todo o Paraná”, cita a médica veterinária. 

Deixe seu comentário sobre: "Apucarana inicia credenciamento em sistema de inspeção estadual"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.