MAIS LIDAS
VER TODOS

pagamento

Apucarana garante piso nacional a agentes da saúde

São 213 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 64 Agentes de Combate às Endemias (ACE) lotados na AMS

Da Redação

·
Apucarana garante piso nacional a agentes da saúde
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.01.2022, 19:33:53 Editado em 24.01.2022, 19:33:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Durante reunião com a diretoria-executiva e corpo jurídico do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Apucarana (Sindspa), o prefeito Júnior da Femac reafirmou nesta segunda-feira (24) o compromisso de manter o pagamento do piso salarial nacional a todos os 213 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 64 Agentes de Combate às Endemias (ACE) lotados na Autarquia Municipal de Saúde (AMS).

continua após publicidade

A atualização monetária da remuneração é feita anualmente pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde (MS), mas nem todos os municípios brasileiros acompanham. “Em 2014, Apucarana foi uma das primeiras cidades brasileiras a respeitar e pagar o piso nacional a essas duas importantes categorias e, enquanto durar a nossa gestão, não será diferente”, garantiu o prefeito Júnior da Femac.

Atualmente, o piso da categoria é de R$ 1.550,00 e o novo valor deve ser definido pelo Ministério da Saúde ainda neste mês, através de portaria. “Além de ser um direito legal, a valorização salarial é mais do que merecida. Os agentes de saúde e de endemias de Apucarana realizam um grande trabalho. Desempenham papel fundamental no acolhimento da população, realizando ações de promoção à saúde e prevenção dentro da rede de atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS)”, frisou o prefeito, ratificando o compromisso perante os sindicalistas. “Apucarana irá pagar de forma integral o piso nacional a nossos agentes já na folha salarial de fevereiro”, reforçou.

continua após publicidade

Os recursos para remuneração dos profissionais são garantidos no Orçamento da União. “Não esperávamos outra posição do prefeito. Ao trazermos esta demanda para a mesa de diálogo já sabíamos que a resposta iria ser positiva em prol dos servidores municipais”, disse professora Tarcília de Brito, presidente do Sindspa.

O secretário Municipal de Saúde, Emídio Bachiega, destaca o trabalho de valorização salarial mantido pelo prefeito Júnior da Femac e enaltece a atribuição dos 277 servidores. “Os 213 ACS são profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), desempenhando um trabalho que contribui significativamente para a saúde de Apucarana. São eles que fazem o primeiro contato com a população, cadastram os moradores, fazem entrega de consultas e de exames agendados, e detectam problemas de saúde na região na qual atuam”, destacou. Já os 64 ACE realizam o trabalho permanente de combate a dengue, zika e chikungunya.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana garante piso nacional a agentes da saúde"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!