Apucarana

Apucarana garante piso nacional a agentes da saúde

São 213 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 64 Agentes de Combate às Endemias (ACE) lotados na AMS

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Apucarana garante piso nacional a agentes da saúde

Durante reunião com a diretoria-executiva e corpo jurídico do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Apucarana (Sindspa), o prefeito Júnior da Femac reafirmou nesta segunda-feira (24) o compromisso de manter o pagamento do piso salarial nacional a todos os 213 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 64 Agentes de Combate às Endemias (ACE) lotados na Autarquia Municipal de Saúde (AMS).

continua após publicidade

A atualização monetária da remuneração é feita anualmente pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde (MS), mas nem todos os municípios brasileiros acompanham. “Em 2014, Apucarana foi uma das primeiras cidades brasileiras a respeitar e pagar o piso nacional a essas duas importantes categorias e, enquanto durar a nossa gestão, não será diferente”, garantiu o prefeito Júnior da Femac.

Atualmente, o piso da categoria é de R$ 1.550,00 e o novo valor deve ser definido pelo Ministério da Saúde ainda neste mês, através de portaria. “Além de ser um direito legal, a valorização salarial é mais do que merecida. Os agentes de saúde e de endemias de Apucarana realizam um grande trabalho. Desempenham papel fundamental no acolhimento da população, realizando ações de promoção à saúde e prevenção dentro da rede de atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS)”, frisou o prefeito, ratificando o compromisso perante os sindicalistas. “Apucarana irá pagar de forma integral o piso nacional a nossos agentes já na folha salarial de fevereiro”, reforçou.

continua após publicidade

Os recursos para remuneração dos profissionais são garantidos no Orçamento da União. “Não esperávamos outra posição do prefeito. Ao trazermos esta demanda para a mesa de diálogo já sabíamos que a resposta iria ser positiva em prol dos servidores municipais”, disse professora Tarcília de Brito, presidente do Sindspa.

O secretário Municipal de Saúde, Emídio Bachiega, destaca o trabalho de valorização salarial mantido pelo prefeito Júnior da Femac e enaltece a atribuição dos 277 servidores. “Os 213 ACS são profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), desempenhando um trabalho que contribui significativamente para a saúde de Apucarana. São eles que fazem o primeiro contato com a população, cadastram os moradores, fazem entrega de consultas e de exames agendados, e detectam problemas de saúde na região na qual atuam”, destacou. Já os 64 ACE realizam o trabalho permanente de combate a dengue, zika e chikungunya.