MAIS LIDAS
VER TODOS

De janeiro a setembro

Apucarana ganhou mais de 2,2 mil empresas neste ano

Deste total, 1.507 foram formalizadas por pequenos empresários, que exercem atividades de forma autônoma, obtendo o registro de MEI

Da Redação

·
2.283 novas empresas foram abertas
Icone Camera Foto por Prefeitura de Apucarana
2.283 novas empresas foram abertas
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.10.2023, 19:56:59 Editado em 06.10.2023, 20:06:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

De janeiro a setembro, 2.283 novas empresas foram abertas no município de Apucarana. Deste total, 1.507 foram formalizadas por pequenos empresários, que exercem atividades de forma autônoma, obtendo o registro de MEI (Microempreendedor Individual), o que corresponde a 65,93% do total de registros no período.

continua após publicidade

Além de refletir o desenvolvimento e a força da economia local, na análise do prefeito Júnior da Femac o cenário chancela a política municipal de incentivo ao empreendedorismo e à formalização. “Temos trabalhado de forma intensa na capacitação de pessoas e promovido estímulo ao empreendedorismo e à formalização que, pelos resultados aferidos, têm demonstrado que estamos no caminho certo”, reforçou o prefeito.

-LEIA MAIS: Esteticista de Apucarana descobre câncer e pede ajuda para tratamento

continua após publicidade

Segundo ele, as estratégias de promoção do desenvolvimento econômico também são balizadas no diálogo e na busca por inovação. “Com isso temos vivenciado um momento importante que tem resultado em um cenário de maiores oportunidades, geração de emprego e renda”, acentua o prefeito, pontuando que a política municipal é encabeçada pela Prefeitura de Apucarana, tendo como carro-chefe o Programa Municipal Portas Abertas, com ações executadas em parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acia), Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Comitê Gestor da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas de Apucarana, universidades e sindicatos.

A região que mais concentrou os novos empreendimentos, aponta levantamento da Secretaria Municipal da Fazenda, é a central. “Entre os negócios no segmento do de prestação de serviços destaque para as áreas da saúde (odontologia, psicologia, estética, academia) e da educação. No comércio, formalização de restaurantes, bares, frutarias e empresas do ramo financeiro, em especial holdings para concessão de crédito. Já na indústria, muitos novos registros no setor de confecções (pequenas facções), embalagens, massas alimentícias e na produção de cerveja e chopp”, relata Sueli Pereira, secretária Municipal da Fazenda.

O secretário da Indústria, Comércio e Emprego de Apucarana, Edison Peres Estrope, reforça que a abertura de expressivo número de empresas e de MEIs no município é uma resposta do trabalho que vem sendo feito nesta gestão. “Mantemos a capacitação constante de trabalhadores e, muitos deles despertam o interesse de empreender. Já em relação a empresas de maior porte o município contribui por meio do Programa de Desenvolvimento Econômico de Apucarana, o Prodea, disponibilizando lotes e todo apoio necessários aos investidores”, avalia Estrope.

Através da prefeitura, o assessoramento aos pequenos e médios empreendedores acontece através da Sala do Empreendedor. No local, os agentes municipais auxiliam o interessado desde o processo de abertura de empresas, regularização e baixa, bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI). “Além disto, atuamos junto ao Fomento Paraná para concessão de créditos e outros benefícios aos interessados”, relata Estrope. De acordo com ele, o trabalho é executado em parceria com a Secretaria Municipal a Fazenda e mais detalhes podem ser obtidos pela internet, na “Sala Digital do Empreendedor”, acessando o endereço: http://www.apucarana.pr.gov.br/saladoempreendedor.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana ganhou mais de 2,2 mil empresas neste ano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!