A cidade de Apucarana ganhou uma nova perspectiva com o lançamento do livro Apucarana: Uma Fábula, escrito por Ana Paula Cruz, mais conhecida como Ana com Doçura. A obra oferece uma visão lúdica da cidade, retratando a história de Apucarana através de personagens urbanos e naturais. Entre eles, estão a onça que estampa o prédio da Praça Valmor Giavarina, o jabuti que dá nome ao Lago Jaboti, a raposa que representa o Parque da Raposa, e até mesmo o vento que é tão característico da cidade. A onça Na é a protagonista, e ela conduz a narrativa, compartilhando a evolução de Apucarana, o amor pela cidade e as pessoas que a ajudaram a crescer. (Assista à entrevista no final da matéria).
Em uma conversa descontraída, Ana contou como a ideia para a fábula surgiu. Quando chegou em Apucarana, ficou encantada com a Praça da Onça, percebendo ali um símbolo de proteção e acolhimento, algo que a motivou a explorar os pontos turísticos da cidade e seus nomes relacionados a animais. Ela queria, através dessa história, despertar o amor das crianças e moradores pela cidade.
O livro conta com personagens que representam diversos aspectos da cidade. “A onça Na simboliza a proteção e força de Apucarana; o jabuti, a longevidade e sabedoria dos mais velhos; a raposa, a figura materna e cuidadora; a gralha-azul, representando a esperança e o meio ambiente; e o vento, com seu caráter irreverente. Cada um desses personagens é uma metáfora para diferentes valores da cidade, como a proteção à natureza, o respeito aos mais velhos e a importância da comunidade,” detalhou a escritora.



Ana compartilhou que o maior desafio na criação do livro foi conseguir publicá-lo, contando com a ajuda de patrocinadores e apoiadores locais. Além disso, a ideia é que o livro chegue a mais crianças, especialmente nas escolas públicas da cidade, com a contribuição de novos parceiros.
O livro não é comercializado, sendo distribuído como uma doação, mas Ana está trabalhando para viabilizar novas edições para alcançar mais alunos. Ela também revelou que o livro tem continuidade, com novos volumes sobre cada personagem, defendendo temas como ecologia, educação e cidadania.
Por fim, Ana falou do desejo de que as crianças que leiam o livro se sintam responsáveis por cuidar de Apucarana e que, ao se tornarem guardiões da cidade, se envolvam ativamente na preservação do meio ambiente e na construção de uma cidade mais solidária.
A obra está disponível para quem quiser obter exemplares diretamente com a autora, através do Instagram @anacomdocura. A escritora também está animada com os projetos futuros, como o lançamento de produtos relacionados aos personagens, como camisetas e ecobags, com a intenção de colaborar com ONGs locais e fomentar a cultura e arte da cidade.
"Este livro resgata a história de Apucarana de uma forma encantadora, e também cria um vínculo afetivo com as crianças e adultos, incentivando o cuidado com o meio ambiente e a valorização da cultura local,” finaliza Ana Paula.
Assista à entrevista:
TNOnline TV
Por Lis Kato
Deixe seu comentário sobre: "Apucarana ganha vida em fábula escrita por Ana Paula Cruz"