MAIS LIDAS
VER TODOS

SEGURANÇA

Apucarana ganha Instituto de Criminalística

O Vale do Ivaí foi contemplado com um Instituto de Criminalística, que vai reforçar a segurança nos municípios. O espaço começa a funcionar nesta quinta-feira (19) está localizado na Rua Marcel Cassandre, 190 na Vila Formosa, em Apucarana.Além da perita c

Da Redação

·
Apucarana ganha Instituto de Criminalística
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.11.2020, 09:22:42 Editado em 18.11.2020, 12:35:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Vale do Ivaí foi contemplado com um Instituto de Criminalística, que vai reforçar a segurança nos municípios. O espaço começa a funcionar nesta quinta-feira (19) está localizado na Rua Marcel Cassandre, 190 na Vila Formosa, em Apucarana.

continua após publicidade

Além da perita chefe, o instituto vai contar com mais cinco peritos que trabalharão em escala de plantão de 24 horas. A perita chefe Francine Matias de Paula garante que a unidade vai somar com a segurança local. “Vamos realizar levantamentos de morte criminosa, acidental e vamos trabalhar em regime de urgência em casos de homicídio, suicídio, incêndio com morte, acidente de trabalho com morte, levantamentos balísticos, entre outros”, detalha.

Até agora as necessidades de serviços de perícias criminais de Apucarana eram atendidas pela unidade de Londrina que prestava atendimento para 87 municípios. O Paraná tem 10 seções do Instituto de Criminalista e a unidade de Apucarana é a primeira a ser inaugurada dentro do projeto de expansão de mais 8 unidades anunciadas pelo governo do estado.

continua após publicidade

A perita repassou que o instituto conta com os equipamentos básicos de plantão e que, além de Apucarana, outras 23 cidades serão atendidas. A prefeitura municipal vai arcar com o aluguel do prédio e o Governo do Estado vai pagar as despesas de água, luz e telefone.

O Instituto de Criminalística tem por atribuição auxiliar a Justiça, fornecendo provas técnicas acerca de locais, materiais, objetos, instrumentos e pessoas, para a instrução de processos criminais. Esse trabalho é executado por peritos criminais.

“Vamos ajudar o IML, que já tem feito um trabalho sozinho. Trabalhar em equipe de forma coesa, que cada um faça seu trabalho sem assumir outras responsabilidades”, ressalta.

continua após publicidade

“Os equipamentos de tecnologia, a estrutura da polícia científica, perícia em celular, computação, genética, essa parte será feita em Curitiba, quem tem essa estrutura, vamos contar com os equipamentos para fazer os levantamentos e encaminhar para a Polícia Civil, para a Justiça. Costumo dizer, que o laudo, o perito são olhos do Juiz, que não vai local, mas é baseado em laudo. Quero agradecer o apoio da prefeitura que é muito importante para esse processo de instalação e serviço que vamos realizar ”, esclarece.

O prefeito Junior da Femac destaca que a administração municipal não mediu esforços para trazer o Instituto de Criminalística o mais rápido possível para cidade. “Essa é uma conquista que teve a participação da prefeitura, com a acompanhamento do secretário de estado da saúde, Beto Preto, e o apoio do deputado estadual delegado Jacovós”, afirma Junior da Femac, lembrando que a inauguração oficial da sede deve acontecer em breve com a participação de autoridades do Governo do Estado.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana ganha Instituto de Criminalística"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!