Apucarana

Apucarana forma novos empreendedores solidários

O curso é uma iniciativa da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Apucarana forma novos empreendedores solidários
fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana

Nesta sexta-feira (18), aconteceu a finalização da capacitação do Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino por mais 25 apucaranenses.

continua após publicidade

O curso é uma iniciativa da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana, objetivando a possibilidade de geração de renda e a consequente autonomia financeira da mulher. Os formandos, que foram a primeira turma presencial após a pandemia, são constituídos por indivíduos atuantes nas áreas de gastronomia, artesanato, confecção, floricultura e prestação de serviços. 

A coordenação do programa, informou que, nos últimos dois anos, as capacitações ocorreram de forma remota, atendendo apenas necessidades pontuais dos participantes. Entre outros conteúdos, a transmissão de informações envolve o ensino dos objetivos e metas de um empreendimento solidário, noções de cooperativismo e associativismo, elaboração de projetos sociais, administração e marketing, e técnicas de empreendedorismo, sendo que a novidade desta turma foi a introdução de oficinas ligadas à saúde da mente e da mulher.

continua após publicidade

Além de forma de aprimoramento sobre os conhecimentos técnicos e profissionais, a capacitação disponibilizada pela prefeitura, de forma gratuita, é requisito para o empreendedor poder ingressar na rede da economia solidária, podendo oferecer seus produtos e serviços nos pontos mantidos pelo município, assim como participar de eventos e feiras organizadas pela prefeitura.

Após a finalização do curso, que conta com uma carga horária de 20 horas, os certificados foram entregues no Polo Presencial da Universidade Aberta do Brasil em Apucarana (Polo UAB/Apucarana) e contou com a presença do prefeito, Junior da Femac.  “Ganhar dinheiro é bom, mas ganhar a vida com o seu talento, com algo que você mesmo teve a ideia ou que faz com as próprias mãos, tem outro sabor. Sei disto porque sou assim. Todos aqui são locomotivas, não são vagões, têm a vocação empreendedora, a disciplina de ir e fazer. São a cara da Apucarana que dá certo e tenho a certeza de que o que viram neste curso de formação vai contribuir muito para irem ainda mais longe. Podem contar com a prefeitura no que precisarem, pois também temos muitas locomotivas que dão o melhor em benefício da população”, pontuou o prefeito.

“Esta turma que concluímos é a quadragésima segunda desde o início do programa, que completa oito anos de atividades”, informa Denise Canesin, secretária da Mulher e Assuntos da Família.

continua após publicidade

Conforme a secretária, o programa já capacitou um total de 975 pessoas, sendo 5% deste público formado por homens, em geral, maridos e filhos que auxiliam as mulheres nos seus empreendimentos. 

A coordenadora do programa e superintendente da Secretaria da Mulher, Bete Berton, frisa que a iniciativa municipal permanente, regida por legislação específica. “Trata-se de um programa de governo consolidado e premiado, que tem servido de modelo para municípios do Paraná e do Brasil, transformando a vida de centenas de apucaranenses, gerando renda e autonomia financeira de nossas mulheres”, destaca Bete.


Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana.