Apucarana

Apucarana finaliza obras de duas unidades de saúde

UBSs do Marcos Freire será entregue na próxima segunda-feira. Unidade do Jardim Marissol será inaugurada dia 8

Da Redação ·
Prefeito Junior da Femac vistoria obra
fonte: Divulgação
Prefeito Junior da Femac vistoria obra

O início de junho vai marcar a entrega de duas obras na área da saúde em Apucarana. Em visita nesta quinta-feira às obras de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Orestes Marquito, do Jardim Marissol e da reforma e ampliação da UBS Julia Renczkowski, localizada no Núcleo Habitacional Marcos Freire o prefeito Junior da Femac anunciou as datas das inaugurações destas unidades de saúde.

continua após publicidade

A primeira a ser entregue à população, na próxima segunda-feira (1), será a reforma e ampliação da UBS Julia Renczkowski. A obra envolveu um investimento de R$ 109 mil com recursos do município. A unidade passou por ampliação da recepção, farmácia, e das salas de espera (no conceito sala verde) e curativos. O total de ampliação da atual área da UBS será de 34,69 m².

Também foi feita troca de pisos, portas e janelas; pintura total do prédio, adequação dos banheiros com foco na acessibilidade; entre outras melhorias. O projeto de reforma abrangeu uma área de 133,48 m², no qual está incluída a revisão completa da cobertura e da rede elétrica da UBS. Com as adequações, a unidade passará a disponibilizar sala de vacinas para comunidade.

continua após publicidade

Já a nova sede da (UBS) Orestes Marquito, do Jardim Marissol será inaugurada no dia 8 de junho. Com a impossibilidade de ampliação das antigas instalações devido à falta de espaço, o novo prédio foi edificado em terreno de 1,5 mil metros quadrados localizado aos fundos da Academia ao Ar Livre (AAL) e conta com 255 metros quadrados de área construída. O investimento é de R$ 497 mil com recursos municipais.

Com uma área três vezes maior que a atual, a nova UBS vai contar uma ampla recepção e sala de espera com 69,84 m² (sala verde); banheiros acessíveis; salas de vacina, de procedimentos, de esterilização, de curativo, e de reunião; dois consultórios médicos; um consultório odontológico; farmácia; copa; depósito de material de limpeza e banheiros para funcionários.

Além de valorizar a acessibilidade, o prefeito Junior da Femac detalha que os projetos de reformas, ampliações e construção das duas UBSs foram executados com o novo conceito de Sala Verde. Isso significa que essas unidades serão dotadas de uma recepção mais ampla, proporcionando melhor acomodação para os pacientes e seus acompanhantes. Trata-se de um espaço com banheiros adaptados, televisão, entre outros detalhes para melhor acolher o usuário. “A saúde começa pelo acolhimento”, afirma Junior da Femac.