Apucarana

Apucarana fará nova licitação para concluir Centro Esportivo

Prefeitura tenta concluir projeto há cinco anos

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Apucarana fará nova licitação para concluir Centro Esportivo
fonte: Divulgação
Apucarana fará nova licitação para concluir Centro Esportivo

O prefeito Júnior da Femac, juntamente com membros da Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal (CEF), definiu nesta quarta-feira (22) um calendário prevendo abertura de nova licitação para conclusão do Centro de Iniciação Esportiva (CIE), em edificação junto ao Parque Municipal do Japira. A projeção é de que o complexo, que faz parte do legado olímpico do Governo Federal e que vai atender a uma ampla região com atividades esportivas em modalidades olímpicas e paralímpicas, seja concluído até dezembro.

continua após publicidade

Na reunião técnica realizada no gabinete municipal, que contou com a presença do superintendente Executivo Regional da Caixa, Antônio Clever Iecher, do Superintendente de Governo da Caixa, Rui Barone, do gerente da Área de Governo, Messias Anacleto, do Secretário Municipal de Gestão Pública, Nicolai Cernescu Júnior, do Procurador-geral do Município, Rubens Henrique de França, do superintendente Municipal de Licitações, Alexandre Possebom, e da superintendente da Chefia de Gabinete, Jossuela Pinheiro, o prefeito Júnior da Femac lembrou que a Prefeitura de Apucarana tenta concluir a obra há cinco anos. “Desde 2015, a finalização dos serviços esbarrou por duas vezes no abandono do canteiro de obras por parte das empresas que venceram a licitação. Situações alheias ao planejamento da administração municipal que, assim como a população, desejava que o centro esportivo já estivesse em plena atividade”, lamentou o prefeito.

Ele frisa que todo rompimento de contrato junto à gestão pública exige uma série de medidas administrativas e etapas jurídicas que devem ser seguidas criteriosamente, tanto por parte da prefeitura, como por parte da Caixa Econômica. “Agora, cumpridas todas as formalidades legais e com a realização de uma terceira licitação, esperamos que a empresa vencedora conclua a obra para que possamos entregá-la à comunidade em dezembro”, disse o prefeito.

continua após publicidade

A primeira empresa licitada, Onça Construções Ltda, de Cascavel, executou menos de 5% do cronograma. Já a segunda empreiteira, a empresa maringaense Aliança Engenharia e Assessoria Ltda., que assumiu a obra em meados de 2017, abandonou a construção no ano passado com 81,28% do cronograma realizado. “Nesta reunião técnica com os representantes da Caixa definimos um calendário para que possamos autorizar o início da nova licitação por volta do dia 12 de agosto, com a ordem de serviço sendo possível ao término do período eleitoral, a partir da segunda quinzena de novembro”, projeta o prefeito Júnior da Femac.

Júnior lembra que o CIE é uma conquista da gestão Beto Preto e absorve recursos conquistados a fundo perdido junto ao Ministério do Esporte. “Um complexo completo, idealizado pelo Governo Federal para atender prioritariamente áreas de vulnerabilidade social”, recorda o prefeito.

Segundo explica o secretário Municipal de Gestão Pública, Nicolai Cernescu Júnior, a Caixa está analisando a planilha orçamentária enviada pela prefeitura. “Este documento, com os devidos ajustes, devem ser devolvido ao município até o final deste mês com a liberação de licitação. Isso possibilitará a finalização do edital de concorrência e sua publicação”, relata Cernescu.

continua após publicidade

O CIE – O Centro de Iniciação Esportiva (CIE) está sendo edificado em área de 7 mil metros quadrados junto ao Parque Municipal Japira. “Localizada entre os jardins América e Trabalhista, vai atender a uma ampla região com atividades esportivas nas mais diversas modalidades. Além de servir de local de competições, vai sediar um centro de iniciação esportiva propriamente dito, com diversas escolinhas”, pontua o prefeito Júnior da Femac.

Além da estrutura voltada ao esporte, como quadra poliesportiva coberta com medida oficial, arquibancada e tabelas de basquete móveis (que contribuem para ampliar o espaço quando necessário), pista de atletismo com dimensão de 120 x 10 metros, o CIE é dotado de área de apoio para administração, sala de professores e técnicos, vestiários, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário, além de um tatame para artes marciais que será implantado sobre o mezanino. “Quando inaugurado, vai receber o nome de Juraci Pereira Barbosa, que foi um profissional que se destacou na promoção do esporte apucaranense”, informa o prefeito Júnior da Femac.

Tags relacionadas: #Apucarana #CIE #japira #licitação