Apucarana fará audiência para atualizar Plano de Ação e Investimentos
A reunião será aberta a toda a população e terá transmissão online no próximo dia 18
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A Prefeitura Apucarana realiza no dia 18 de dezembro, às 15 horas, no Salão Nobre da Prefeitura, a audiência pública que vai atualizar o Plano de Ação e Investimentos (PAI). A reunião será aberta a toda a população e terá transmissão online pelo canal oficial do município, permitindo que moradores de todos os bairros acompanhem e contribuam com o planejamento.
📰 LEIA MAIS: Grupo de pagode Pixote será atração no "Natal da Família" em Apucarana
O prefeito Rodolfo Mota reforça que este é um momento importante para colher sugestões e estabelecer prioridades na execução das políticas públicas. “A audiência é uma oportunidade para que os cidadãos indiquem as reais necessidades de seus bairros e contribuam diretamente com o futuro da cidade. Um planejamento eficaz só é possível com a escuta da comunidade”, reiterou.
Nilton Fornaciari Junior, diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), explica que o PAI é um instrumento de planejamento que conecta as necessidades locais às diretrizes e aos recursos de outras esferas de governo. “A atualização do PAI é, por exemplo, uma exigência do governo do Paraná para que os municípios acessem recursos. É por meio desse plano que conseguimos demonstrar, de forma organizada, onde os investimentos são mais urgentes e viáveis”, destacou, acrescentando que o PAI funciona como um roteiro estratégico, reunindo metas, ações, prazos e possíveis fontes de custeio.
Responsável pelo apoio técnico à audiência, o servidor do Idepplan Thiago Bernardi informa que o PAI passa por atualização a cada cinco anos. “Na audiência pública, cada secretaria apresentará suas metas e abrirá espaço para novas propostas da comunidade”, esclareceu.
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
Bernardi reforça que o plano se integra às demais ferramentas de gestão, como as diretrizes gerais, o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). “As diretrizes funcionam como metas amplas, que vão se desdobrando em ações cada vez mais específicas até chegar ao orçamento anual”, completou.
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline