MAIS LIDAS
VER TODOS

80 anos

Apucarana entrega revitalização da Praça 28 de Janeiro; vídeo

A inauguração integra a programação do aniversário de 80 anos do município

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.01.2024, 20:01:33 Editado em 24.01.2024, 20:43:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O prefeito Junior da Femac (PSD) entregou, na noite desta quarta-feira (24), as obras de revitalização da Praça Semíramis Braga, popularmente conhecida como Praça 28 de Janeiro, em Apucarana. O espaço contempla as instalações do primeiro clube de Apucarana, o Clube 28 de Janeiro, fundado em 1945, e fica na área central da cidade. A reinauguração integra a programação do aniversário de 80 anos do município. Veja o vídeo abaixo.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Estilista cria vestido em homenagem aos 80 anos de Apucarana; veja

"Todo mundo tem alguma história com a Praça 28 de Janeiro, porque é uma praça que está no coração da cidade e leva a data de aniversário de Apucarana e também presta uma homenagem ao Paraná, pois leva o nome da mãe de Semíramis Braga, mãe do ex-governador do Paraná, Ney Braga", discursou o prefeito Junior da Femac.

continua após publicidade

A solenidade contou com a presença de vereadores, moradores e lideranças. A Banda do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizada (BIMec) fez uma apresentação na abertura do evento.

A praça, situada na área central de Apucarana, tem 8.310 metros quadrados, e foi inaugurada em 28 de janeiro de 1962. O logradouro está completando agora, nos 80 anos de Apucarana, 62 anos de existência na cidade.

Até 2017, curiosamente, o espaço público pertenceu ao Governo do Paraná. A doação da área ao município foi autorizada pela Lei Estadual em setembro de 2017. "Mantivemos os aspectos arquitetônicos da praça original e da reforma feita pelo ex-prefeito José Domingos Scarpellini", disse o prefeito, acrescentando que o meio ambiente foi respeitado. "Nós tiramos algumas árvores e plantamos o dobro de árvores. Aqui o meio ambiente vem em primeiro lugar junto às pessoas", discursou.

continua após publicidade

A PRAÇA

A praça foi implantada da gestão do prefeito Marino Pereira. O nome presta homenagem a Semíramis de Barros Braga, mãe do então ex-governador do Paraná, Ney Braga, que inaugurou o espaço público em 1962. Filha de família tradicional curitibana, ela desenvolveu um importante trabalho na área da filantropia e assistência social no Paraná.

Já nos anos 90, o prefeito Jose Domingos Scarpelini deu sobrevida à Praça do 28, com novas calçadas, instalação de um chafariz com peças de cerâmica esculpida e diversas outras melhorias.

continua após publicidade

Passados mais de seis décadas, agora a Praça do 28 foi completamente revitalizada durante o ano passado. O espaço ganhou novos atrativos. Foi feita a troca de toda a grama, que passou a ser do tipo esmeralda. Todas as calçadas foram substituídas por concreto antiderrapante, sem degraus e inclinações, garantindo mais segurança e acessibilidade.

O espaço ganhou um parquinho para crianças de até 6 anos de idade. E mais um parque foi instalado para crianças maiores. O chafariz, que simboliza a riqueza das águas de Apucarana, também foi reformado. A praça ganhou ainda um bebedouro de água automático para uso coletivo.

Outro atrativo instalado na praça é o “Parcão”, um local alambrado, com brinquedos para os pets, caixa de areia, bebedouro de água e mesas e bancos para acomodar seus donos.

A reabertura de uma quadra da Rua Renê Camargo também contribuiu para ampliar espaços de estacionamento. Além disso, mais vagas foram criadas com a adoção do estacionamento em diagonal, totalizando 98 vagas.

A praça tem uma nova pista de caminhada com 600 metros de extensão e uma pequena ciclovia para crianças. Todas as vias do entorno da praça receberam recape asfáltico. Um moderno sistema de tecnologia de iluminação, com padrão LED, foi instalado na região.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana entrega revitalização da Praça 28 de Janeiro; vídeo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!