Apucarana

Apucarana e região: funcionários do comércio terão reajuste

O acordo definiu o reajuste salarial dos trabalhadores do comércio, que fechou em 9,22%; confira os novos valores

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Apucarana e região: funcionários do comércio terão reajuste

O Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Apucarana (Siecap) assinaram na última quarta-feira  (27/10) a Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) para de 2021/2022. O acordo definiu o reajuste salarial dos trabalhadores do comércio, que fechou em 9,22%, e também o calendário especial de fim de ano e as principais datas comemorativas de 2022.

continua após publicidade

Com o reajuste, o salário-base da categoria passa de R$ 1.430,42 para R$ 1.562,30. O acordo impacta cerca de 1,7 mil estabelecimentos comerciais e cerca de 7 mil colaboradores do comércio de Apucarana, incluindo as lojas do Shopping CentroNorte, e também toda a base territorial do Sivana, que abrange Califórnia, Cambira, Bom Sucesso, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi e Novo Itacolomi.

O percentual deve ser aplicado aos meses de julho, agosto, setembro e outubro, período em que transcorreram as negociações, e poderá ser pago em três parcelas, nas folhas de novembro e dezembro de 2021 e janeiro de 2022, devidamente corrigida.

continua após publicidade

Na avaliação da presidente do Sivana, Aída Assunção, as negociações ocorreram de forma tranquila. “Apesar dos efeitos da pandemia, as negociações ocorreram dentro da normalidade, atendendo as necessidades dos lojistas e, ao mesmo tempo, respeitando os direitos dos colaboradores. O reajuste reflete o índice da inflação do período e acredito que foi um valor justo, diante do período pelo qual passamos”, afirma. 

Edileia Crepaldi, diretora do Siecap, lembra que os trabalhadores e trabalhadoras do comércio que tiverem dúvidas, denúncias ou qualquer situação relacionada à convenção, o Siecap está à disposição. “Fechamos a convenção e agora estamos anunciando o novo piso salarial, além dos direitos garantidos para os funcionários do comércio de Apucarana e região. Atendemos aqui no Palácio do Comércio, no Centro de Apucarana. Qualquer dúvida estamos à disposição também através do WhatsApp do sindicato, que é (43) 99809 – 0034”,  finaliza.

Horários para o fim de ano 

continua após publicidade

Outro ponto aguardado da convenção coletiva é a definição da abertura do comércio à noite em dezembro. Neste ano, as lojas passam a atender em horário especial, das 9h às 22 horas, a partir do dia 9 de dezembro, uma quinta-feira, até o dia 23 de dezembro.

Nos sábados, 04, 11 e 18, as lojas ficam abertas das 9h até as 18 horas. O domingo, dia 19, último domingo antes do Natal, as lojas abrem das 9h às 18 horas. Na véspera do Natal, dia 24, o horário será das 9h às 18 horas. 

No dia 25, Natal, o comércio estará fechado, retornando o atendimento normal, das 9h às 18 horas, segunda-feira, dia 27.

Já o dia 31, véspera de Ano-Novo, as lojas vão fechar às 17 horas. E na volta do Ano-novo, dia 3, uma segunda-feira, as lojas voltam no horário normal.