MAIS LIDAS
VER TODOS

Pesquisa

Apucarana é o 5º município em ranking de qualidade de vida para terceira idade

Apucarana e Arapongas estão entre as melhores cidades para viver e envelhecer com qualidade de vida. É o que revela a segunda edição do Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL), um estudo realizado pelo Instituto de Longevidade Mongeral A

Da Redação

·
Apucarana é o 5º município em ranking de qualidade de vida para terceira idade
Icone Camera Foto por Prefeitura Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.10.2020, 09:59:35 Editado em 16.10.2020, 16:01:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Apucarana e Arapongas estão entre as melhores cidades para viver e envelhecer com qualidade de vida. É o que revela a segunda edição do Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL), um estudo realizado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em parceria com a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP).

continua após publicidade

A iniciativa, que avaliou 876 cidades brasileiras nos quais vivem 160 milhões de brasileiros, aferiu a capacidade do município em atender às necessidades básicas de vida, destacadamente dos adultos mais idosos.

No ranking estadual, Apucarana ficou na 5ª posição e Arapongas na 9ª. A auxiliar de enfermagem aposentada, Erenéia Choma Jonas, 66 anos, concorda com a pesquisa e comemora a posição que Apucarana ficou. “Eu amo viver em Apucarana. Vivia na zona rural e me mudei há 25 anos para a cidade”, acrescenta.

continua após publicidade

Nica, como é conhecida carinhosamente por familiares e amigos, é animada e ama passear pelos pontos turísticos da cidade. “Adoro ir à missa, caçar Pokémons, jogar poker, além de achar a Catedral Nossa Senhora de Lourdes muito linda. Um lugar ótimo para viver e envelhecer”, garante.

Outra idosa que é só elogios com Apucarana é Lourdes Spaciari, de 73 anos, moradora da Cidade Alta há 40 anos. “Uma cidade boa, tranquila e segura para morar. Não falta atendimento de saúde, além de proporcionar momentos de lazer para toda a família. Adoro ir à missa e aproveitar bons momentos com minha família”, explica a professora aposentada.

No ranking nacional Apucarana é a 18ª cidade do Sul do Brasil e a 61ª melhor no país para viver e envelhecer. A secretária Municipal da Assistência Social de Apucarana, Ana Paula Nazarko, destaca que que o estudo se baseou em sete variáveis: Cuidados de Saúde; Bem-Estar; Finanças; Habitação; Cultura e Engajamento; Educação e Trabalho; e Indicadores Gerais, além de outros 50 indicadores individuais oriundos de fontes oficiais públicas. “Dentro da assistência social os idosos têm sido prioridade, com atividades de garantia de direitos, de segurança, com ações de convivência e fortalecimento de vínculos social e familiar”, reforçou Ana Paula

continua após publicidade

O prefeito Junior da Femac destaca que Apucarana oferta uma série de atividades para idosos dentro do Programa Municipal Viver +80. “Na gestão das políticas públicas contamos com envolvimento de diversas secretarias municipais e um Conselho Municipal do Idoso atuante. Na assistência social, destaque para o Centro de Convivência do Idoso que desenvolve atividades especializadas ao longo de toda a semana, mais de 40 Grupos Conviver que atendem a mais de mil pessoas em todas as regiões da cidade e o Centro Dia”, comenta.

ARAPONGAS

A secretária da Assistência Social de Arapongas, Ismailda Ferreira de Lima da Silva, avalia que o 9º lugar conquistado pelo município é fruto de um trabalho realizado ao longo dos anos na cidade. “O poder público municipal tem investido muito na 3ª idade nos últimos 4 anos, principalmente na saúde, no lazer e na convivência comunitária”, explica.

A secretária destaca que Arapongas tem três centros de convivência em funcionamento, além de atividades como o Jogos dos Idosos de Arapongas (JIA), realizado anualmente. “Nossos centros oferecem atividades, como oficinas, artesanatos, fisioterapia, hidroterapia, alongamento, além de ações culturais”, acrescenta.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana é o 5º município em ranking de qualidade de vida para terceira idade"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!