MAIS LIDAS
VER TODOS

Gestantes

Apucarana é certificada por eliminação da transmissão vertical de HIV

Município recebeu reconhecimento por ter erradicado a transmissão da doença de mãe para o filho no útero ou durante o parto; saiba mais

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.12.2023, 14:17:15 Editado em 08.12.2023, 14:17:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Apucarana (PR) recebeu nesta sexta-feira (8), durante solenidade do Ministério da Saúde (MS), a Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical de HIV. O município foi representado na premiação pelo coordenador do Departamento de Vigilância e Epidemiologia, Luciano Simplício Sobrinho.

continua após publicidade

O reconhecimento pelo Ministério da Saúde aconteceu após Apucarana ter cumprido todas as metas estipuladas para a certificação. A Transmissão Vertical (TV) ocorre quando a doença passa da mãe para o filho no útero ou durante o parto. Quando seguidos as orientações e tratamentos recomendados durante o pré-natal, parto e pós-parto, mães que vivem com o HIV têm 99% de chance de não passar o vírus ao filho.

-LEIA MAIS: Apucarana vence em duas categorias do Ideathon Paraná 2023

continua após publicidade

"É um trabalho importantíssimo feito pela nossa Autarquia Municipal de Saúde, que envolve acolhimento e atenção constante de várias equipes”, citou o prefeito Junior da Femac (PSC), destacando a atuação dos profissionais do Núcleo de Aconselhamento Testagem e Tratamento de Apucarana (Natta), Casa da Gestante, entre outros. “É um trabalho de cuidado e persistência”, acrescenta.

O secretário municipal da Saúde, Emídio Bacheiga, explica que no período de 23 a 25 de outubro, uma equipe da Comissão Nacional de Validação (CNV) do Ministério da Saúde esteve em Apucarana, avaliando os serviços prestados nos estabelecimentos públicos de saúde. Foram vistoriadas

Os profissionais da esfera federal vistoriaram o laboratório municipal, a Casa da Gestante, UBSs, Natta, Hospital da Providência Materno Infantil, Linha da Saúde que oferta transporte coletivo gratuito para as gestantes, entre outros serviços.

continua após publicidade

Segundo Luciano Simplício, a certificação é um passo importante no combate à epidemia do HIV e representa um reconhecimento dos avanços alcançados pelo município. "Para receber essa certificação, Apucarana teve que atender a rigorosos critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)", diz.

Entre os critérios estão a testagem universal, que visa garantir que todas as gestantes sejam testadas para o HIV durante o pré-natal, independentemente do seu histórico ou condição de risco; tratamento adequado; atenção integral; e monitoramento e vigilância.

"Temos uma estrutura hoje que vem permitindo que as gestantes façam o pré-natal e já tenham o acesso ao teste rápido HIV no início da gestação, com realização do teste de forma descentralizado. Se por acaso diagnóstico reagente, a gestante tem todo suporte da escola da gestante, Natta, APS e demais serviços", pontua.

continua após publicidade

PARANÁ

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também recebeu nesta sexta-feira (08) a Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e o Selo Bronze de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical da Sífilis.

continua após publicidade

“Este reconhecimento é muito importante para a melhoria da promoção da saúde e o controle do HIV e sífilis de toda população paranaense, principalmente das mulheres e crianças”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “O Paraná é um dos primeiros estados a passar por essa certificação e vamos continuar trabalhando junto aos municípios para diminuir cada vez mais a possibilidade desta transmissão”.

DESTAQUE – Em 2017, o Paraná foi destaque nacional por ser o primeiro Estado a receber a certificação da eliminação da Transmissão Vertical do HIV, no município de Curitiba. Em 2022, por meio do município de Guarapuava, figurou como o primeiro Estado a receber dupla certificação da eliminação Vertical do HIV e sífilis.

Os municípios de Umuarama, Pinhais, Maringá e Ponta Grossa também possuem a certificação da eliminação Vertical do HIV. Pinhais, Curitiba, e Umuarama já possuem o selo prata de boas práticas para a eliminação da sífilis.

Além de Apucarana, Arapongas, Almirante Tamandaré, Colombo, Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo também receberam a certificação e/ou o selo de boas práticas para a eliminação.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana é certificada por eliminação da transmissão vertical de HIV"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!