MAIS LIDAS
VER TODOS

Aumento de casos

Apucarana é a cidade com mais registros de incêndios ambientais no PR

Entre 14 de julho até 14 de agosto, cidade registrou 40 ocorrências envolvendo incêndios ambientais, segundo os bombeiros

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.08.2023, 13:27:55 Editado em 24.08.2023, 13:57:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Apucarana, no norte do Paraná, foi a cidade que mais registrou e combateu incêndios ambientais em todo o Estado entre 14 de julho e 14 de agosto deste ano. A informação é do 11º Grupamento de Bombeiros de Apucarana, que divulgou dados recentes de atendimentos nesta quinta-feira (24). Veja vídeo abaixo

continua após publicidade

LEIA MAIS - Número de incêndios ambientais aumenta 85% em Apucarana

Foram 40 ocorrências registradas apenas nesse período de 30 dias na cidade. Segundo o major Élcio José de Meira, do Corpo de Bombeiros de Apucarana, a falta de chuvas tem um papel fundamental no fato de Apucarana ter sido a cidade com o maior número de ocorrências do tipo no Paraná.

continua após publicidade

“Talvez tenha chovido em outras regiões mais do que choveu aqui. Esse seria um dos motivos, talvez o motivo principal que tenha feito com que esses números aumentassem”, afirma o oficial.

Essa, no entanto, não é a única explicação. De acordo com o major, há também o impacto da ação das pessoas que acabam incendiando terrenos vazios com o intuito de “fazer a limpeza” das áreas nessa época do ano.

“Historicamente, nesse período, acontece isso (incêndios em vegetação) porque não é só a questão das chuvas, que são mais escassas, tem também a questão do frio, que seca a vegetação e gera também as condições ideais para que aconteça esse tipo de incêndio. Há também a ação da população, que acaba tacando fogo no mato para fazer limpeza de terreno”, disse.

continua após publicidade

Por conta do problema, o major orienta que é extremamente importante que as pessoas não coloquem fogo nos terrenos para tentar fazer a limpeza. Segundo ele, o correto é que juntem os entulhos e a sujeita, e depositem esse material em um local adequado.

Ele alerta que, além que além dos prejuízos financeiros que os incêndios podem gerar, queimando e destruindo bens, há também questões envolvendo a saúde das pessoas. “Outro problema é a questão de doenças respiratórias na população, porque nesse período nós temos um aumento nas doenças respiratórias. E essa fumaça gerada pelo fogo também pode contribuir com isso”, acrescenta o major.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana é a cidade com mais registros de incêndios ambientais no PR"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!