Apucarana

Apucarana é a 11ª cidade do PR que mais vacinou contra covid

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Apucarana é a 11ª cidade do PR que mais vacinou contra covid
Apucarana é a 11ª cidade do PR que mais vacinou contra covid

Apucarana está na 11ª posição entre as 20 cidades do Paraná que mais aplicaram a primeira dose da vacina contra covid em números absolutos, isto é, pelo número de habitantes. De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o município pontua o índice de 82,29% das primeiras doses concluídas.

continua após publicidade

Nesta categoria com mais de 90%, o mais populoso é Foz do Iguaçu. Maringá, Umuarama, Curitiba, Pinhais, Campo Largo, Pato Branco, Toledo, Telêmaco Borba, Cambé e Laranjeiras do Sul, que aplicaram entre 80% e 90%.

Os que aplicaram 100% são Tamarana, Diamante do Norte, Diamante D'Oeste, Jardim Olinda, Nova Santa Bárbara, Porto Rico, Santa Tereza do Oeste, Siqueira Campos e Cascavel

continua após publicidade

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SESA), apenas nove municípios paranaenses aplicaram todas as primeiras doses enviadas pelo Governo do Estado até esta quarta-feira (17). Outras 22 cidades utilizaram mais de 90% das primeiras doses e 98 mais de 80%, enquanto 38 municípios ainda não aplicaram nem a metade do que foi entregue. A média no Paraná é de pouco mais de 70%. 

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, destaca que a vacinação precisa ganhar ritmo mais veloz nos municípios para acompanhar o aumento da distribuição de imunizantes nos próximos meses. O Estado tem mantido um sistema de distribuição com aeronaves e caminhões que faz com que as doses cheguem nas cidades em menos de um dia e também tem tentado agilizar a compra de vacinas.

“Mantemos diálogo constante com as secretarias municipais para acelerar a vacinação. É uma questão prioritária nesse momento de aumento de casos e internações que o Paraná atravessa. As vacinas diminuem muito as formas graves da doença e são a única solução nesse momento”, afirmou.