MAIS LIDAS
VER TODOS

SAÚDE

Apucarana decreta situação de emergência por dengue

Decreto será publicado nesta quinta-feira em Diário Oficial e visa garantir recursos do governo federal no combate à doença

Da Redação

·
Exército auxilia agentes de combate à dengue
Icone Camera Foto por Divulgação
Exército auxilia agentes de combate à dengue
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.02.2024, 20:37:11 Editado em 28.02.2024, 20:37:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Prefeitura de Apucarana publica nesta quinta-feira (28), em Diário Oficial, o decreto de situação de emergência motivada pelo avanço da dengue no município, que já soma 8,9 mil casos e quatro mortes, segundo informações do último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado na última terça. O documento visa a obtenção de auxílio federal para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, assim como para tratamento da doença junto às unidades de saúde do município.

continua após publicidade

De acordo com o prefeito Junior da Femac, com a publicação do decreto o município terá respaldo da portaria do Governo Federal que prevê ajuda financeira em situação de epidemia de dengue. “O Governo Federal colocou à disposição R$ 1,5 bilhão em recursos para os municípios em epidemia e pede documentos e relatórios das ações que já estão sendo feitas e o decreto de emergência por conta da dengue. Por essa razão, estou fazendo o decreto agora”, ressalta o prefeito Junior da Femac.

LEIA MAIS: Comitê da dengue do Paraná convoca população para participar do Dia D

continua após publicidade

O prefeito reitera a importância da população colaborar com os agentes durante as vistorias. Junior informa que o município tem autorização mediante lei para o ingresso forçado em imóveis públicos ou particulares vagos, desabitados ou abandonados, independentemente de prévia autorização dos proprietários, bem como em imóveis habitados nos casos em que houver recusa de pessoa em permitir o acesso de agente público, regularmente designado e identificado.

“Isso já é lei, mas reforçamos no decreto, pois mesmo com a presença do exército tem gente que não permite a vistoria. Mas não é uma vistoria punitiva, é apenas para verificar se tem foco do mosquito”, afirma o prefeito.

O decreto que será publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial do município tem prazo de validade de 90 dias com possibilidade de ampliar sua duração. Apucarana tem o maior número de casos de dengue do Paraná. Em todo Brasil, 154 municípios e seis estados - Acre, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina - decretaram estado de emergência em decorrência da dengue.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana decreta situação de emergência por dengue"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!