MAIS LIDAS
VER TODOS

SEGURANÇA

Apucarana convoca 25 novos guardas municipais e entrega seis viaturas

Os agentes foram aprovados em concurso público e, agora, terão aulas de formação com duração de cinco meses

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.01.2024, 13:54:06 Editado em 25.01.2024, 13:54:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, assinou nesta quinta-feira (25) um decreto convocando 25 novos guardas civis municipais, aprovados em concurso público. No mesmo ato, realizado na Praça 28 de Janeiro e integrando a programação dos 80 anos de Apucarana, Junior também fez a entrega de seis viaturas e de kits de Atendimento Pré-hospitalar (APH) para a corporação.

continua após publicidade

Ele lembrou que o aumento do efetivo era prioridade e está sendo colocado em prática dentro de um planejamento. “Vamos dispor a partir de agora de 50 guardas civis municipais atuando em Apucarana, seja na segurança do patrimônio público quanto no combate à violência doméstica com a Patrulha Maria da Penha, com rondas e na segurança das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil”, cita Junior da Femac.

- LEIA MAIS: 30º BIMec reforçará mutirão de combate à dengue em Apucarana

continua após publicidade

Junior da Femac destacou que uma das viaturas entregues é equipada com a tecnologia chamada de auto patrol. “A viatura possui três câmeras que permitem a verificação de placas de veículos e a identificação de irregularidades, a partir da conexão automática com um banco de dados”, explica Junior da Femac, acrescentando que somente a viabilização deste equipamento teve um custo de cerca de R$ 50 mil.

Reinaldo Andrade, comandante da GCM, reitera que a convocação dos novos guardas vinha sendo aguardada com muita expectativa. “A GCM de Apucarana completará em fevereiro 16 anos e vem crescendo muito nos últimos anos. O prefeito Junior da Femac vem equipando e valorizando a corporação. Para que a população tenha ideia dos investimentos, foram adquiridas 30 armas não letais de eletrochoque spark, cujo custo de cada uma delas é de R$ 10 mil”, exemplifica Andrade.

O comandante também disse que a atual gestão atendeu um dos principais anseios da corporação, que é o Estatuto e o Plano de Carreira dos Guardas Municipais. “A GCM veio para ficar e vem atuando na segurança junto com o Judiciário e as demais forças policiais. Além disso, estamos juntos na Defesa Civil em eventos climáticos, que estão cada vez mais freqüentes e com o registro de temporais e quedas de árvores”, pontua.

continua após publicidade

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

Durante o evento, foi feita a leitura dos nomes dos guardas convocados e os que estavam presentes foram apresentados à comunidade. De acordo com o tenente-coronel Marcos José Facio, coordenador municipal de segurança pública, os novos guardas terão aulas de formação com duração de cinco meses. “Conseguimos que esta formação aconteça em Apucarana, evitando que os guardas tenham que se deslocar para outra cidade”, ressalta Facio, informando que o treinamento será ministrado pelo núcleo de ensino da GM de Sarandi, homologada pela Polícia Federal para este tipo de formação.

Os vereadores Tiago Cordeiro de Lima, Mário Felipe e Rodrigo Lievore representaram o Legislativo e falaram em nome da Câmara. “A segurança pública municipal é um dos pilares de uma cidade. Este é um momento histórico e a convocação dos novos guardas ocorreu graças ao planejamento da administração e foi feito com muita responsabilidade”, assinala o vereador Tiago Cordeiro de Lima.

Também prestigiaram a solenidade tenente-coronel Alexandre Pereira Figueiredo, comandante do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), o major Élcio José de Meira, que está assumindo o 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros, o capitão Thiago Federovicz, representando o 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), e Dirceu Moreira Junior, representando o Conselho Comunitário de Segurança de Apucarana (Conseg). Também estiveram presentes secretários e superintendentes municipais, além da Banda Municipal Maestro João Florindo.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana convoca 25 novos guardas municipais e entrega seis viaturas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!