MAIS LIDAS
VER TODOS

FERIADO SANTO

Apucarana celebra Corpus Christi com missa e procissão

Decoração de tapetes é tradição dos católicos e faz reverência à Eucaristia; veja reportagem em vídeo

Da Redação

·
Catequese da Catedral Nossa Senhora de Lourdes prepara tapetes em Apucarana
Icone Camera Foto por Lis Kato/TNonline
Catequese da Catedral Nossa Senhora de Lourdes prepara tapetes em Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.06.2023, 07:00:00 Editado em 08.06.2023, 08:00:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Milhares de pessoas são esperadas nesta quinta-feira (8) nas ruas centrais de Apucarana na tradicional procissão de Corpus Christi. Pelo segundo ano consecutivo, a celebração da Eucaristia terá início com missa a partir das 15 horas no Ginásio de Esportes Lagoão, com cortejo seguindo após a celebração até a Catedral Nossa Senhora de Lourdes. A decoração do trajeto faz parte da tradição da data e mobiliza católicos por várias semanas na elaboração dos desenhos que vão compor os tapetes.

continua após publicidade

Dos mais de mil metros que serão decorados entre os dois pontos, pelo menos 400 metros são de responsabilidade das turmas de catequese da Catedral Nossa Senhora de Lourdes. A coordenadora da Catequese, Sandra Regina Ceola de Araújo, explica que o planejamento do trabalho começou há dois meses, quando os catequistas iniciaram a organização do que seria apresentado nos cartazes que vão cobrir o chão por onde vai passar o Santíssimo.

-LEIA MAIS: Corpus Christi: veja o que abre e fecha neste feriado em Apucarana

continua após publicidade

“Os tapetes representam a caminhada do povo de deus para eternidade. E nesta caminhada, o alimento fundamental é a Eucaristia, por isso, a decoração é desenvolvida em torno do tema”, explica.

Segundo Sandra, no caso da a elaboração dos tapetes de responsabilidade da catedral – outras paróquias, pastorais, escolas e entidades também colaboram com a decoração – o desenvolvimento do tema envolve aprendizado de fé. “Os catequistas explicam a importância da Eucaristia, de Corpus Christi e as crianças vão desenvolvendo o trabalho a partir disso”, explica. Nesse contexto, até a obra de revitalização da Catedral - em andamento desde o ano passado-, foi retratada nos tapetes.

As ruas centrais da cidade serão bloqueadas no período da manhã para a elaboração dos tapetes.

continua após publicidade

CELEBRAÇÃO

Neste ano, a celebração de Corpus Christi será realizada por um bispo convidado: Dom Marcelo Antônio da Silva, que é o primeiro apucaranense ordenado bispo. Recém-ordenado Bispo Auxiliar da Diocese de Santo Amaro, em São Paulo, Dom Marcelo recebeu a primeira eucaristia na Paróquia Cristo Profeta, depois se mudou para São Paulo, onde iniciou formação.

SIGNIFICADO

continua após publicidade

A expressão Corpus Christi tem origem na língua latina e significa corpo de Cristo. No calendário católico, a festa celebra a presença real de Cristo na Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

A celebração de Corpus Christi faz referência ao momento em que Jesus Cristo partilhou o pão e vinho com seus apóstolos na última ceia antes de ser crucificado.

continua após publicidade

A data começou a ser comemorada na Idade Média. Segundo a tradição, a origem da data está nas visões da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon (1193-1258), que pediam para a Igreja para celebrar a eucaristia. As visões foram relatadas ao padre Thiago Pantaleão, que veio a se tornar o papa Urbano IV em 1261.

A data foi finalmente instituída após um suposto milagre ter ocorrido em Bolsena, na Itália, quando um hóstia teria escorrido sangue durante a eucaristia, durante o papado de Urbano IV.

As cores e as formas do tapete de Corpus Christi já se transformaram em uma tradição que atrai muitos fiéis. tnonline



GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana celebra Corpus Christi com missa e procissão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!