MAIS LIDAS
VER TODOS

meio ambiente

Apucarana celebra aniversário com o plantio de 80 cerejeiras

Ato também marcou a reinauguração das bicas de água do Parque da Raposa

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.01.2024, 16:39:46 Editado em 27.01.2024, 17:57:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A programação comemorativa aos 80 anos de Apucarana, teve mais um evento na manhã deste sábado (27), no Parque Ecológico da Raposa. O prefeito Junior da Femac, o secretário do meio ambiente, Gentil Pereira, comandaram o plantio coletivo de 33 mudas de cerejeiras japonesas, nas duas laterais da entrada do parque, junto a represa. Mais 47 mudas de cerejeiras foram plantas, também neste sábado, no Parque Biguaçu e no Parque Jaboti.

continua após publicidade

O ato também marcou a reinauguração das bicas de água do Parque da Raposa, que foram totalmente recuperadas e, a partir de agora, serão acionadas aos sábados e domingos para o laser os frenquentadores do parque.

-LEIA MAIS: Prova 28 de Janeiro reúne 4,5 mil atletas neste sábado; veja horários

continua após publicidade

Participaram do plantio coletivo, os vereadores Mauro Bertoli e Mário Felipe; Lauro Kuchpil e Sérgio Bobig, ambos do Conselho Municipal do Meio Ambiente; o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan).

Antes do plantio das cerejeiras, foi apresentado um breve histórico do Parque da Raposa. A área de preservação ambiental teve o primeiro lote desapropriado e comprado pelo município, pelo ex-prefeito Carlos Roberto Scarpelini. Depois, nos anos 90, o ex-prefeito José Domingos Scarpelini decretou de utilidade pública e comprou o restante da área que hoje compõe o Paque Ecológico da Raposa.

E, em 2019, o atual prefeito Junior da Femac promoveu uma ampla revitalização do parque, com melhorias no acesso e recuperação do canal e escadarias na saída da represa, além da instalação de parque infantil e áreas com mesas e bancos.

continua após publicidade

Ao discursar, o prefeito Junior da Femac lembrou que em sua gestão já foram plantadas na área urbana, parques e áreas de preservação mais de 38 mil árvores. Ele também citou que foram soltos cerca de um milhão de alevinos no Jaboti, Shimidt e em alguns rios do município. "Faço questão de enaltecer o trabalho do secretário Gentil Pereira e toda sua equipe do meio ambiente", frisou o prefeito.

O Secretário Gentil Pereira disse que há alguns anos Apucarana figurava na 55ª posição no ranking de sustentabilidade no Paraná. "Hoje já somos top 3 no estado em sustentabilidade", comemorou Pereira, citando ainda que essa conquista só foi possível com o respeito e amor que o prefeito Junior da Femac tem pela natureza.

O ato ecológico teve a participação da Banda Municipal Maestro João Florindo, que entoou o Hino Nacional Brasileiro. E teve ainda a benção da área de preservação pelo pastor Daniel da Igreja Assembleia de Deus.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana celebra aniversário com o plantio de 80 cerejeiras"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!