Apucarana busca viabilizar casa indígena junto ao governo do Estado - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Apucarana

Apucarana busca viabilizar casa indígena junto ao governo do Estado

Foto por Denobi
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O projeto de criação de uma casa de passagem para famílias indígenas em Apucarana voltou a ser discutido nesta quinta-feira (13). O Município recebeu o projeto, que será agora encaminhado ao Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan) para adequações.

O assunto foi debatido em reunião entre o prefeito Junior da Femac e Denis Denilto Laurindo, coordenador da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (Sudis). Também participaram do encontro o assessor de imprensa da Sudis, Nelson Andrade, e o diretor-geral do Movimento Apucaranense da Consciência Negra (Macone), Carlos Alberto Figueiredo.

O prefeito lembra que a casa de passagem indígena foi discutida recentemente com o sociólogo e antropólogo Mauro Rockenbach, ex-superintendente da Sudis e que posteriormente foi nomeado pelo governador Ratinho Junior para ocupar o cargo de secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho. “Recebemos o projeto que será encaminhado à equipe do Idepplan para análise e adequações”, pontua Junior da Femac.

O prefeito ressalta que o professor Denis é de Apucarana e conhece a realidade local. “Costumeiramente, indígenas de Tamarana e de Ortigueira se deslocam para Apucarana. Por isso, é necessária uma estrutura para fazer o acolhimento. Essa é uma demanda antiga que estamos buscando atender, com a destinação de um espaço adequado e viabilizando recursos junto ao governo do Estado”, frisa

Denis, que também preside o Grupo de Trabalho dos Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná, ressalta que o Paraná é formado por diversas culturas e que o respeito precisa ser construído a partir do ponto de vista pedagógico.  “As pessoas precisam ter conhecimento das diversas culturas, entre as quais a indígena, descobrindo-se mutuamente e vencendo preconceitos”, avalia.

 

Deixe seu comentário sobre: "Apucarana busca viabilizar casa indígena junto ao governo do Estado"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.