MAIS LIDAS
VER TODOS

meio ambiente

Apucarana busca solução ambiental para praças

O objetivo das intervenções que serão promovidas pela prefeitura é “devolver” os logradouros à população.

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.09.2021, 19:43:45 Editado em 10.09.2021, 20:13:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) da Prefeitura de Apucarana vai colocar em prática uma série de ações visando amenizar os impactos da presença de andorinhas e pombas nas praças Interventor Manoel Ribas (Redondo) e Semiramis Braga (Clube 28), respectivamente. Além do manejo de algumas árvores, com poda e substituição de espécies com fitossanidade comprometida, está em estudo a instalação de um aparelho sonoro que irá contribuir para que aves procurem outros ambientes para pernoitar.

continua após publicidade

O assunto foi pauta de uma reunião nesta sexta-feira (10/09), no gabinete municipal, entre o prefeito Júnior da Femac, o secretário da Sema, Gentil Pereira, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Franciley “Poim”.

O objetivo das intervenções que serão promovidas pela prefeitura, afirma o prefeito, é “devolver” os logradouros à população. “As praças são espaços sociais de convivência, de acolhimento e, infelizmente, estes dois importantes pontos centrais de Apucarana não estão cumprindo integralmente o seu papel devido esta situação, que vamos agora buscar dar uma solução ambiental adequada, que garanta a reocupação destes ambientes pela população”, disse Júnior da Femac.

continua após publicidade

Ao pernoitarem nestes locais, contextualiza o prefeito, os pássaros deixam um ambiente insalubre ao amanhecer. “Além do mau cheiro, as fezes se configuram em um problema de saúde pública. Bancos, academia ao ar livre, playgrounds, entre outros equipamentos públicos ficam impossibilitados de serem usados pelas pessoas. Na Praça do 28 são as pombas autóctones, ou seja, nascidas aqui mesmo em Apucarana. Já na Praça do Redondo, as andorinhas, que com a proximidade do verão chegam para tomar o seu espaço, permanecendo por meses”, conta Júnior da Femac.

De acordo com o secretário da Sema, Gentil Pereira, além da poda de galhos, há nestas praças a necessidade de substituição de árvores com fitossanidade comprometida. “Todas as intervenções que serão promovidas serão dentro de critérios técnicos ambientais”, garantiu o secretário. Com relação ao aparelho que emite ondas sonoras que será testado pela prefeitura, Gentil Pereira explica que a emissão será audível apenas pelos pássaros. “É uma onda desagradável à ave, que a incentivará a buscar outros locais para passar a noite”, detalha.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana busca solução ambiental para praças"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!